Seja bem vindo a Online Farma!

O Ácido fólico (vitamina B9) é uma vitamina essencial que mantém a produção de células vermelhas do sangue, é necessário para a reparação do ADN e sintetização e o funcionamento do nosso corpo. O Ácido fólico pode ser encontrado em diversos alimentos e pode ser obtido também na forma de cápsulas, como suplementação.
 

O Ácido fólico é indicado para:

 

  • Ajudar no desenvolvimento da medula espinal dos bebês;
  • Formar corretamente as células sanguíneas;
  • Baixar os níveis da homocisteína que, quando elevados, aumentam o risco de problemas cardíacos;
  • Ajuda o organismo a utilizar corretamente as proteínas.

 

Alimentos ricos em Ácido fólico:

 

Os alimentos ricos em Ácido fólico são todas as folhas verdes escuras, como o espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Além disso, os cereais integrais, feijões, cogumelos, vísceras (fígado de galinha), abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja e germe de trigo também possuem boas quantidades do Ácido fólico.


Ácido fólico na gravidez:

 

O Ácido fólico na gravidez é extremamente fundamental para reduzir o risco de o bebê ter defeitos de nascença como a espinha bífida. A suplementação com Ácido fólico deve ser feita diariamente, nas quantidades recomendadas pelo médico, especialmente durante os 3 primeiros meses de gravidez, porque é nessa fase que o sistema nervoso do bebê é desenvolvido.

 

Antes de tomar qualquer medicação consulte o seu médico. Nunca se automedique. Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do Ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez. Além disso, uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.