Seja bem vindo a Online Farma!

 
 

A Erva-mate é uma planta medicinal conhecida popularmente como mate ou congonha, sendo comercializada como chá mate. A Erva-mate (Ilex paraguariensis), pertencente à família botânica Aquifoliaceae é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às suas propriedades terapêuticas. 

A Erva-mate possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como antioxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco. A Erva-mate pode ser encontrada na forma de extrato seco, em gotas e em cápsulas e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácias.

A Erva-mate é indicada em dietas de emagrecimento, combate o colesterol mau e aumenta o colesterol bom (HDL), diminui a taxa de glicose no sangue, sacia a fome, estimula a função cerebral, melhora a circulação sanguínea, facilita a digestão, limpa a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

 

Erva-mate benefícios:

Alguns benefícios encontrados na Erva-mate são:

  • Elimina a fadiga;
  • Combate a constipação intestinal;
  • Diurético;
  • Auxilia na regeneração celular;
  • Estimula atividade física.

A Erva-mate possui cafeína, pode em alguns casos, levar a insônia. Portanto, não é recomendado para pacientes que já sofrem de insônia e mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Antes de fazer uso da Erva-mate consulte o seu médico e esclareça todas as suas dúvidas e siga rigorosamente todas as orientações recomendadas.