Seja bem vindo a Online Farma!

 
 

O maracujá ou Passiflora é uma planta medicinal também conhecida como Flor-da-paixão ou Maracujá-rosado, é muito utilizada no tratamento de ansiedade e insônia. O maracujá (Passiflora incarnata) possui propriedades terapêuticas que incluem sua ação analgésica, antiespasmódica, refrescante, calmante, tônica e hipotensiva.

O chá das folhas do maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantêm muitas das propriedades medicinais contidas nela e pode ser tomado a qualquer hora do dia. Além disso, pode ser um potente auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade.  

Quando fazer uso do chá das folhas do maracujá?

O chá das folhas do maracujá possui várias propriedades benéficas à saúde, funcionando como anti-inflamatório e analgésico, além de funcionar como depurativo do sangue. O consumo feito pelas crianças é aconselhado, pois o chá, assim como o suco da fruta, funciona como um potente vermífugo.

Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas, sendo então um poderoso e potente calmante natural. Nos tratamentos contra insônia o chá das folhas do maracujá também é indicado, pois provoca relaxamento e combate a excitação nervosa.

Mulheres na menopausa também devem consumir o chá das folhas do maracujá, pois ele alivia os calores e as alterações do humor típicas da época. Quem sofre com hipertensão arterial e estresse também pode fazer uso do chá.

O melhor efeito do chá e mais característico é sua capacidade calmante quase sedativa, é tão potente que está sendo utilizada nos tratamentos de dependentes químicos e dos alcoólatras, pois ajuda a suportar o desejo de consumir as drogas e ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, o uso frequente do chá também diminui a intensidade das crises de abstinência.

Como preparar o chá das folhas do maracujá?

Para preparar o chá das folhas do maracujá, é recomendado colocar as folhas de maracujá dentro de uma xícara de água fervente e cobrir por dez minutos. É muito importante não levar as folhas ao fogo, pois com a fervura e calor excessivo pode perder algumas propriedades. Após abafar a infusão, coar e beber diariamente, 1 a 2 vezes por dia.

Além de fazer uso do chá, é importante dormir cerca de 7 a 8 horas por dia, evitar o consumo de alimentos estimulantes como café, chocolate, refrigerante ou chá preto e praticar exercícios físicos regularmente. O principal efeito colateral do maracujá é a sonolência excessiva. Por isso, pacientes que sofrem de pressão baixa não devem fazer uso do chá das folhas do maracujá. É extremamente importante consultar o seu médico antes de fazer uso do chá das folhas do maracujá.