Seja bem vindo a Online Farma!

O que não pode faltar na alimentação?

Só as mulheres que sofrem de TPM sabem o quão difícil é conviver com os sintomas e as pessoas próximas também sofrem. Uma alimentação saudável é fundamental e age diretamente na prevenção de doenças não transmissíveis e pode auxiliar no controle dos sintomas da TPM.
 
A maioria das mulheres costuma se sentir irritada, ansiosa, deprimida, algumas mulheres apresentam dificuldade de concentração, algum distúrbio do sono também pode ocorrer, é comum o sintoma de dor de cabeça, dor nos seios, inchaço causado pela retenção de líquidos, muitas mulheres sentem dores e inchaço nas pernas, cansaço e a vontade por doces se torna mais acentuada.
 
Quais nutrientes são importantes para controlar esses sintomas?
 
A vitamina B6 é fundamental na dieta, esse nutriente ajuda a controlar os sintomas de ansiedade e irritabilidade. É importante para prevenir a retenção de líquidos e age equilibrando os níveis hormonais. Outra ação importante dessa vitamina é transformar o aminoácido triptofano no neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e sono regular.
 
Esse nutriente pode ser encontrado na carne vermelha, nos grãos integrais, na banana, entre outros alimentos.
 
A vitamina B2 é outro nutriente importante que integra o grupo de vitaminas do complexo B, é fundamental para regular o funcionamento intestinal e também estimula a produção do hormônio neurotransmissor serotonina.
 
Alguns alimentos que possuem vitamina B2 são: fígado, levedo de cerveja, leguminosas como ervilha, feijão, lentilha, entre outros.
 
A vitamina E é fundamental nessa fase conturbada para muitas mulheres, esse nutriente age como poderoso antioxidante, ajuda a aliviar a sensação de inchaço nos seios. 
 
Alimentos que podem ser explorados pela riqueza em vitamina E são: semente de girassol, a maioria das sementes oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, pistache, entre outros), abacate, fígado bovino, espinafre, azeite de oliva, entre outros.
 
O magnésio é um mineral fundamental para prevenir as temidas cólicas, irritação, retenção de líquidos, entre outros sintomas.
 
Alimentos que podem ser explorados: legumes, cereais integrais, verduras de folhas verde-escuras, alimentos em versões integrais e até mesmo o chocolate amargo, lembrando que apenas um gomo ao dia é o suficiente.
 
Vale lembrar que a prática de atividades físicas moderadas auxilia e muito no alívio dos sintomas da TPM, isso porque também atua na produção de hormônios neurotransmissores como as endorfinas que produzem a sensação de bem-estar.
 
Sentir cólicas não é comum, algumas mulheres apresentam esse sintoma e até mesmo comparam com contrações de parto, é fundamental realizar visitas periódicas ao ginecologista e expor os incômodos persistentes mês a mês.
 
Essas são apenas algumas dicas de alimentação, mas dietas não são universais, por isso pode ser importante consultar um nutricionista para que uma dieta específica seja repassada. 
 
Alguns problemas de saúde podem acentuar os sintomas da TPM, uma vida desregrada pela ingestão de álcool, tabagismo, problemas como a depressão, entre outros podem estar relacionados.