Seja bem vindo a Online Farma!

Todos conhecem aquela sensação de inquietação e insegurança que antecede um evento importante como uma prova, uma cirurgia, uma apresentação ou algo que estejamos esperando com muita expectativa. Você já imaginou sentir essa sensação em todo o momento, mesmo que não haja motivo? Isso é comum na rotina de quem sofre de transtorno da ansiedade generalizada (TAG).

De acordo com o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, que pode persistir por pelo menos 6 meses, sendo difícil de controlar.

O psicólogo clínico Fabio Guimarães explica que o TAG é um transtorno que interfere de maneira significativamente negativa a vida do paciente, envolvendo uma ansiedade que não é possível controlar, apresentando reações físicas e emocionais. “Nesse caso, a ansiedade e a preocupação podem ser acompanhadas de pelo menos três sintomas adicionais, de uma lista que inclui inquietação, expectativa apreensiva, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono. É comum que haja comorbidade”, explica.

O TAG pode afetar pessoas de todas as idades. Contudo, estudos mostram que as mulheres estão mais propensas a desenvolver o transtorno. O diagnóstico é realizado após uma avaliação médica criteriosa, levando em conta o histórico de vida do paciente.

Critérios do DSM IV-TR para transtorno de ansiedade generalizada:

- Ansiedade e preocupação excessivas sobre diversos eventos ou atividades na maioria dos dias da semana, por pelo menos seis meses;

- Dificuldade em controlar sentimentos de preocupação;

- Ansiedade ou preocupação que possa causar sofrimento significativo ou interferir na rotina;

- Ansiedade que não está relacionada a uma outra condição de saúde mental;

- Pelo menos três dos seguintes sintomas em adultos e uma das seguintes opções em crianças: inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular ou problemas de sono.

Os sintomas de ansiedade pode ser uma consequência ou vir acompanhado de outros problemas psicológicos como fobias, síndrome do pânico, depressão, abuso de substâncias ou estresse pós-traumático (PTSD). Nesse caso, é necessária uma avaliação médica para um diagnóstico e tratamento específico.

Tratamento do TAG:

O especialista explica que o tratamento da ansiedade generalizada inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, que servem para reduzir a intensidade dos sintomas, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente. Além disso, é indicada a terapia comportamental cognitiva, que irá investigar e tratar a causa do problema. “Este tipo de transtorno deve ser tratado de maneira multidisciplinar". O médico também recomenda a prática de exercíiocs físicos e atividades de relaxamento e respiração que apresnetam resultados satisfatórios.

  

Fabio Guimarães

Psicólogo Clínico

 

Fonte:

DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)