Seja bem vindo a Online Farma!

Quais alimentos podem ajudar na conquista de uma pele mais firme e bonita?

 
Ninguém gosta de flacidez não é mesmo? E geralmente quando há flacidez geralmente há celulite e estrias. Imediatamente as pessoas já recorrem a tratamentos estéticos e à prática de atividade física, mas a alimentação também pode auxiliar na conquista de uma pele mais firme e bonita.
 
É natural que ao longo da vida a pele perca a elasticidade natural, o colágeno é uma proteína responsável por conferir elasticidade à pele, maus hábitos cotidianos desgastam naturalmente o processo de produção dessa proteína: exposição solar sem qualquer proteção, roupas apertadas, alimentação rica em gorduras, açúcares e sódio, entre outros.
 
Alguns alimentos são fundamentais para que a pele não deixe de produzir essa importante substância. Quais são?
 
Um importante mineral é fundamental para garantir a firmeza da pele, pode ser encontrado em cereais integrais como aveia, arroz e trigo, essa substância atua na produção de colágeno e elastina no organismo.
 
A gelatina é uma boa fonte de colágeno, é um alimento recomendado para a reposição celular e para recuperar tecidos da pele. O ideal seria procurar consumir a gelatina sem formulações ricas em açúcar, que prejudica seu efeito.
 
A ingestão de chás funcionais também é indicada. O chá vermelho, chá branco, chá verde, chá de hibisco, entre outros, estimulam a produção de colágeno no organismo, que conferem elasticidade à pele.
 
Os peixes de carne branca e o salmão são indicados, aliás, o salmão chama à atenção por conter uma substância conhecida como DMAE, muito reverenciada no mercado da estética, esse agente fortalece a musculatura atingindo as camadas mais profundas da pele, o resultado é mais eficiente.
 
Dentre as sementes oleaginosas, a atenção é em relação à castanha-do-pará, isso porque é fonte de selênio, mineral também importante para estimular a produção de colágeno no organismo, essa semente também é rica nos ômegas 3 e 6, fundamentais para garantir um aspecto hidratado à pele.
 
Vale lembrar que a vitamina C é fundamental para estimular a produção de colágeno no organismo, consumir frutas cítricas e outros alimentos ricos nesse nutriente é importante.
 
Mas assim como há alimentos que auxiliam na conquista de uma pele mais bonita e firme, há alimentos que devem ser evitados por produzir efeito contrário, como é o caso dos doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, entre outros, esses alimentos estimulam a produção dos radicais livres no organismo que destroem o colágeno e elastina, a longo prazo os efeitos são visíveis e desagradáveis.
 
Se alimentar adequadamente e realizar alguma atividade física por pelo menos três por semana já auxilia e muito na conquista de uma vida mais saudável e de uma pele mais firme e luminosa.