Seja bem vindo a Online Farma!

 

É normal aparecer uma espinha aqui e ali, passar mal do estômago às vezes, surgir uma inconveniente infecção urinária uma vez ou outra não é mesmo? Não, não é. Essas e diversas outras doenças tem uma coisa em comum: são causadas por bactérias e não é nada normal adquirir nenhuma delas.

A bactéria é um domínio de micro-organismos unicelulares que existe há mais ou menos quatro bilhões de anos na Terra. Nem todas elas são maléficas, há as que habitam nosso organismo e nos fazem muito bem como ajudar o funcionamento do intestino (já ouviu falar dos lactobacilos vivos? Pois então, esse é um exemplo).

>>>>> Clique aqui e conheça cápsulas de Equinácea para a prevenção de doenças causadas por bactérias e virus <<<<<

Os métodos para combater as bactérias são bem simples e se baseiam em apenas uma coisa: a higienização, principalmente a das mãos, pois é a parte do corpo humano que mais tem bactérias nocivas. E não adianta lavá-las apenas no começo do dia ou quando chegamos em casa, ao longo do dia passamos por inúmeros locais para contribuir com a “Coleção de bactérias”. Corrimão, botão do elevador, barra de ferro nos transportes públicos, maçanetas, teclados e mouses de computadores são alguns exemplos.

Muita gente pensa que passar apenas uma água nas mãos e nos alimentos já os protege das bactérias, isso é um grande erro e muito comum. Ao lavarmos as mãos temos que esfregá-las com sabão entre os dedos e as unhas e ir até o punho. O mesmo cuidado se aplica aos alimentos. Um alimento mal lavado, por exemplo, pode causar diarreia, vômito e evoluir para uma infecção mais grave. As verduras devem ser lavadas com água e deixadas de molho na água misturada com vinagre por mais ou menos 15 minutos. Já as carnes e ovos devem ser sempre bem cozidos, assados ou fritos.

Caso não seja possível sempre levar as mãos é importante carregar sempre na bolsa ou na mochila um pote de álcool em gel (hoje um pote está disponível em diversos tamanhos para facilitar) quando estiver sem tempo deve-se passar entre as mãos e espalhar bem não sendo necessário enxaguar. Se esquecer o gel em casa é importante evitar tocar na boca, no nariz e nos olhos ao longo do dia. Essas são as partes do corpo consideradas as portas de entrada para as bactérias.