Seja bem vindo a Online Farma!

Entenda sobre os nutrientes que não podem faltar no dia a dia

 
O que não faltam são produtos que prometem devolver beleza aos cabelos e às unhas. E claro, realmente podem surtir efeito, mas o que muitas pessoas desconhecem é que o aspecto da pele e unhas pode ser um reflexo de algum problema de saúde.
 
O problema começa em uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes que pode refletir sobre as unhas tornando-as mais fracas e quebradiças e fazendo com que demorem a crescer; já os cabelos podem ficar com aspecto opaco, a pessoa também pode vir a sofrer com queda capilar. Já a pele pode perder o viço e a saúde, o aspecto se torna mais cansado, sem contar que a pessoa pode vir a apresentar dores musculares.
 
O primeiro passo para recuperar a pele, cabelos e unhas é mudando a alimentação. Evite o excesso de condimento e conservantes. Invista no consumo de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, entre outros.
 
Em relação aos carboidratos, importantes para conferir energia ao organismo, vale optar pelos carboidratos complexos (integrais, ricos em fibras) que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e possuem ação anti-inflamatória.
 
Proteínas também são essenciais. A queratina, colágeno e a elastina são importantes para manter o viço da pele, cabelos e unhas. Prefira a proteína magra presente na carne de frango, nos frutos de mar, peixes, ovos etc. A maneira de preparação também deve ser observada. Evite a utilização de gorduras na preparação destes alimentos.
 
O ômega-3 é uma substância antioxidante responsável por inibir a formação dos radicais livres no organismo, prevenindo até mesmo o envelhecimento precoce. Está presente nos peixes (principalmente salmão, atum e sardinha), está presente no óleo de coco, no abacate, dentre outros alimentos. Vale ressaltar que a presença do ômega-3 na dieta age prevenindo o ressecamento da pele, couro cabeludo e unhas.
 
A falta do mineral ferro na dieta pode refletir principalmente sobre as unhas que se tornam mais fracas e quebradiças. A carne vermelha é uma das principais fontes deste nutriente, mas prefira os cortes de carnes magros. As verduras de folhas verde-escuras também devem ser exploradas.
 
Já a biotina faz parte do complexo de vitaminas B e é fundamental para a saúde dos cabelos e das unhas. Vale investir no consumo das nozes, da soja, da ervilha, aveia e arroz integral.
 
Água – Diferente do que muitas pessoas pensam, a água é mais do que um recurso para matar a sede, a água é alimento é um alimento que deve ser consumido com frequência. Reflete sobre a saúde da pele, cabelos e unhas. Ajuda a melhorar a circulação, mantém o organismo hidratado e atua na desintoxicação do organismo.
 
Recorra sim aos cosméticos, mas não se esqueça de que a melhor maneira de cuidar dos cabelos, pele e unhas é por meio da dieta equilibrada em nutrientes.