Seja bem vindo a Online Farma!

Consumir alimentos com moderação, praticar exercícios físicos e utilizar medicamentos, nem sempre reduz de forma eficaz os índices de obesidade. Uma mudança no estilo de vida, a redução de calorias nas refeições e a prática de atividades físicas regulares com acompanhamento de um profissional, pode auxiliar na redução dessas altas taxas.
 
Realizar uma consulta com um especialista é fundamental para definir um tratamento. Após a avaliação de um profissional, as diretrizes devem se basear: na redução de entrada de energia (calorias), aumento do gasto por meio dos exercícios físicos e reorganização de comportamento. 
 
Reduzindo as calorias
É importante destacar que nesse primeiro passo, será realizada uma redução e não, uma eliminação. O ideal é calcular o IMC e definir um déficit de calorias diárias, que podem ser ingeridas. Especialistas alertam que dietas agressivas nestes casos, não são viáveis. Pois é provável que a pessoa tenha surtos de fome e exagere no consumo dos alimentos. Existem casos em que dietas hipocalóricas apresentam resultados eficazes na redução de peso, pois estas, geralmente substituem refeições em momentos estratégicos. Por exemplo, trocando o consumo de carboidratos por proteínas e/ou saladas e aumentando o consumo de fibras que promovem a sensação de saciedade. 
 
Para auxiliar nas dietas de emagrecimento, especialistas recomendam Goji Berry, que é fonte de antioxidantes, mantém o colesterol em níveis normais e promove a perda de peso. 
 
Prática de atividades físicas
Para realizar os exercícios físicos, é necessário respeitar os limites de cada paciente, por isso, uma avaliação física pré-treino é fundamental. Segundo especialistas, o ideal é realizar as atividades físicas ao longo da semana, alternando os dias. Trocar os elevadores por escadas, realizar mais caminhadas, jogar futebol com os amigos ou correr no parque, pode ser muito benéfico para a queima e redução das calorias.  
 
Mudanças no estilo de vida 
Para uma mudança no estilo de vida, é necessário que se tenha uma meta. A partir do momento em que o paciente decidir onde pretende chegar, é preciso não desanimar e começar a adotar hábitos mais saudáveis. É comum o ganho de peso na troca de gordura por massa muscular, na prática de atividades físicas, mas a queima de calorias será muito maior quando os exercícios físicos regulares começarem a fazer parte de sua rotina.