Seja bem vindo a Online Farma!

O gengibre é uma das mais tradicionais raízes da culinária asiática. Seu sabor exótico se popularizou entre os brasileiros graças à ação fitoterápica, que ameniza dores de cabeça, ressacas, náuseas e enjoos. Acredita-se que seja também afrodisíaco.

O que nem todos sabem, porém, é que além de fitoterápico o gengibre integra a família dos alimentos termogênicos e, exatamente por isso, atua no processo de emagrecimento.

As substâncias termogênicas aumentam a temperatura corporal e o gasto energético e, dessa forma, aceleram o metabolismo e a queima de calorias. A termogênese é controlada pelo sistema nervoso e interferências positivas em seu processo podem estimular o bom emagrecimento e ainda controlar a obesidade. No caso do gengibre, além de ajudar a perder peso, ele facilita a digestão de alimentos gordurosos, amenizando os desconfortos estomacais. O consumo regular desse termogênico pode aumentar em até 20% o metabolismo e prevenir cânceres do colo do útero e de ovário.

As propriedades do gengibre já são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e sua atuação no sistema digestivo é confirmada e oficialmente recomendada.

Contraindicações – Grávidas até o terceiro mês de gestação e pessoas com problemas de cálculos biliares não devem consumi-lo.

O gengibre não precisa ser consumido em sua forma original. Pode ser ingerido em pó, ser adicionado aos chás e temperos. A receita do chá bem é fácil de fazer e bastante saborosa. Confira:

Chá de gengibre
Ingredientes:


5 cm de raiz gengibre
½ litro de água
1 pitada de noz moscada
4 cravos-da-índia
Metade de um limão
1 canela em pau

Modo de Preparo:

Adicione o gengibre ao suco de limão. Coloque dentro de um recipiente com água e junte os outros ingredientes. Deixe o chá ferver por alguns minutos e em seguinte, deixe-o esfriar na geladeira, em um recipiente fechado, por no mínimo 30 minutos. Passado esse tempo, estará pronto para consumo.

Por: AgComunicado