Seja bem vindo a Online Farma!

Aprenda a cultivar a planta em casa

 
A hortelã é aquele ingrediente indispensável para conferir sabor e aroma aos mais diversos pratos doces e salgados e que já é item indispensável no tradicional suco de abacaxi com hortelã. Ainda assim é importante conhecer mais sobre essa erva aromática.
 
Essa é uma erva originária do Oriente e há vários séculos o uso foi disseminado em países europeus. No Brasil, a hortelã foi trazida pelos portugueses no período da colonização. Só que a hortelã que conhecemos hoje é resultado do cruzamento de espécies distintas da erva, consequência do processo natural de adaptação da planta a ambientes diversos.
 
Alguns chamam a hortelã de Mentha, as partes utilizadas da planta costumam ser as folhas e flores, dela costumam ser extraídos óleos essenciais de utilização diversa, além da utilização in natura.
 
Quais as principais propriedades da hortelã?
 
Possui ação anti-parasitária, possui ação sedativa natural, é analgésica, digestiva, naturalmente anestésica e também age como tônico.
 
É uma erva importante no tratamento de problemas respiratórios e no tratamento de tosses congestionadas.
 
Para casos de problemas como nervosismo, depressão, ansiedade, entre outros, auxilia graças às propriedades sedativas naturais, possui efeito calmante e a planta também pode ser utilizada até mesmo no preparo de chás com a finalidade de auxiliar na conquista de uma plena noite de sono.
 
E já que estamos na linda primavera, estação ideal para o cultivo da hortelã, que tal cultivar essa planta em casa e poder usufruir dos seus benefícios com mais frequência?
 
É importante antes de tudo colocar as estacas de hortelã preferencialmente em um copo ou recipiente mais estreito, as raízes devem ser mergulhada para que possam crescer e enraizar-se da melhor maneira.
 
Os rebentos da hortelã pode ser plantados diretamente em solo ou em vasos. Costuma ser mais viável o plantio em vasos, por isso preste atenção nas dicas.
 
Escolha um vazo de espaço equilibrado para a quantidade de rebentos de hortelã. Compre um vaso já com o sistema de drenagem (aqueles furos no fundo) que não permitem que a água se concentre no fundo do vaso causando o risco de apodrecer as raízes.
 
Coloque no vaso o substrato para plantas que é vendido em lojas especializadas e em seguida coloque as estacas da hortelã. Coloque o vaso em um espaço longe de radiação solar.
 
A planta da hortelã deve ser regada regularmente para o crescimento saudável, mas todo cuidado é importante para que as raízes não fiquem encharcadas.
 
Essa é uma planta que vale a pena ter em casa para usar frequentemente na dieta. Se não puder plantar em casa, procure toda semana renovar o estoque de hortelã para a utilização no dia a dia.