Seja bem vindo a Online Farma!

O que esse alimento oferece à saúde?

Com certeza o alho é um dos condimentos preferidos e mais utilizados na alimentação diária. Confere aos alimentos sabor único, é indispensável no preparo dos tradicionais arroz e feijão, mas mais do que conferir sabor, o alho proporciona também saúde.
 
No século 19 foi descoberto na França o poder antisséptico do alho, mas mais do que isso, o alimento possui propriedades bactericidas e age fortalecendo o sistema imunológico contra o surgimento de doenças, por isso é indicado no preparo de chás para o tratamento de gripes e resfriados.
 
Há uma substância no alho, conhecida como alicina, que segundo estudos realizados, tem o poder de regular os níveis de colesterol no sangue, elevando os níveis de HDL (bom colesterol) e diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue; o alimento é indicado para tratar e prevenir a hipertensão e reduz as coagulações sanguíneas.
 
Não há uma dosagem específica do consumo de alho diário para obter estes benefícios, mas cientistas alemães acreditam que aproximadamente dois dentes de alho sejam o suficiente.
 
Outra questão levantada é de que cozido ou desidratado, o alho perde em propriedades, por isso a indicação é para que seja consumido cru. 
 
Não se pode afirmar enfaticamente que o consumo do alho previna essas doenças citadas, e não vale acreditar que mesmo se o consumo do alimento for realizado unido a uma dieta desregrada trará benefícios, é fundamental que a alimentação seja equilibrada e saudável e que os hábitos de vida sejam os mais saudáveis possíveis.  
 
Geralmente as pessoas utilizam o alho em contrapartida ao excesso de sal , ou seja, anulam os benefícios do alimento graças ao excesso de sódio. É importante pensar nesses pequenos detalhes no momento de preparar as refeições. A linha entre benefícios e malefícios é tênue, e a quantidade pode significar saúde ou ao contrário.
 
Uma dica legal para a utilização do alho é amassado, pode ser utilizado no preparo de molhos para saladas, no preparo de recheios de sanduíches saudáveis, entre outros. Nos casos de chás, utilize o dente inteiro, é um excelente aliado para o combate de infecções respiratórias. Para o chá de alho: suco de um limão, 1 colher de mel de abelhas, 1 dente de alho, 150 ml de água filtrada. Ferva a água com o dente alho por aproximadamente 5 minutos, desligue o fogo, acrescente o suco do limão e o mel. Você pode utilizar um pedaço pequeno de gengibre ralado também. 
 
Agora que você conhece mais sobre as propriedades do alho, passe a utilizá-lo com mais frequência, além de sabor, esse alimento agrega em saúde, mas lembre-se, reduza a quantidade de sal na alimentação. Cultive hábitos alimentares mais saudáveis e pense na possibilidade da prática de alguma atividade física pelo menos três vezes por semana.