Seja bem vindo a Online Farma!

Rica em fibras, em nutrientes e com pouquíssimas calorias

 
A jabuticaba é uma das frutas mais ricas em nutrientes existentes, é 100% nacional e reúne importantes propriedades em prol da saúde que merecem ser reverenciadas.
 
Muito se fala sobre as frutas vermelhas indicadas para a saúde do coração, com ênfase na uva vermelha, mas o que poucas pessoas sabem é que a jabuticaba é um superalimento quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares, isso porque é uma fruta rica em antioxidantes.
 
Cada grama da fruta corresponde a aproximadamente 300 mg de antioxidantes conhecidos como antocianinas, responsáveis pela cor arroxeada da fruta, antioxidantes são substâncias essenciais para inibir a formação dos radicais livres no organismo que agem destruindo células, causando doenças e o envelhecimento da pele. 
 
A maneira de conserva da jabuticaba é fundamental, isso porque as propriedades da fruta são sensíveis à luz e ao calor e se perdem facilmente, o ideal é conservar as frutas em um saco plástico próprio para ser conservado em geladeira.
 
A polpa da fruta concentra altas taxas de ferro, de fósforo, de vitamina C e dentre as vitaminas do complexo B, o destaque vai para a vitamina B3 que facilita a digestão e ajuda a desintoxicar o organismo. Mulheres grávidas e crianças devem consumir a fruta graças ao alto teor de ácido fólico.
 
A casca da fruta contém uma fibra muito importante conhecida como pectina, fibra solúvel, essa fibra auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue, eleva os níveis de HDL (bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (mau colesterol) no sague, assim, doenças como a aterosclerose são prevenidas. Outra característica importante da fibra presente na jabuticaba é que faz com que parte das gorduras ingeridas na alimentação não seja absorvida pelo organismo, assim, se o consumo da jabuticaba estiver aliado a uma dieta equilibrada, auxilia no emagrecimento.
 
A fruta pode ser consumida em forma de geleia, em forma de suco, pode compor delicadas sobremesas, mas delicioso mesmo é consumir a jabuticaba direto da árvore, assim é a maneira mais genuína de ingerir a fruta com todas as propriedades em perfeitas condições.
 
A fruta integra o grupo de alimentos que possuem calorias negativas, ou seja, o organismo queima mais calorias para digerir a fruta do que as calorias presentes em sua composição, por isso, a jabuticaba é uma fruta altamente recomendada na dieta se o intuito é a perda de peso. 
 
É importante aproveitar a época da jabuticaba e consumir a fruta pelo menos quatro vezes por semana, vale ressaltar que mesmo se tratando de uma fruta adocicada, não representa risco para as pessoas que têm diabetes, pelo contrário, o consumo equilibrado ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Vale lembrar que a riqueza em fibras aumenta a sensação de saciedade e tira aquele desejo repentino por alimentos desnecessários na dieta. Mais jabuticaba, mais saúde!