Seja bem vindo a Online Farma!

Por que esse grão é recomendado?

 
Esse é aquele alimento reverenciado principalmente nas festas de final de ano, porque acredita-se que confere sorte no ano que se inicia: trata-se da lentilha. Mas, superstições à parte, a lentilha é aquele alimento funcional, que não pode faltar, inclusive se estiver na luta pelo emagrecimento
 
O consumo regular de lentilha ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. E isso ocorre porque esses grãos são ricos em fibras conhecidas como insolúveis, que quando ingeridas impedem que boa parte das gorduras ingeridas na alimentação seja absorvida pelo organismo.
 
A lentilha é rica em um aminoácido conhecido como arginina, que aumenta o poder de defesa do organismo.
 
Pessoas que sofrem de diabetes encontram nesse alimento um poderoso aliado, isso porque ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue graças à riqueza em fibras.
 
É um alimento com alto valor proteico, o que quer dizer que pessoas vegetarianas podem encontrar na lentilha uma excelente opção para conferir esse nutriente ao organismo.
 
O consumo regular desse alimento reflete sobre a circulação sanguínea, a riqueza em fibras faz com que o sangue flua perfeitamente e evita inclusive, a formação de coágulos. Doenças cardiovasculares são prevenidas.
 
Quando se refere ao emagrecimento, a lentilha é altamente indicada, isso porque além de ser rica em nutrientes, aumenta a sensação de saciedade e diminui aquele desejo por alimentos que fogem da necessidade e da dieta.
 
Pode ser consumida como substituta do feijão, em forma de salada, e até mesmo germinada (com alto poder de vitaminas e minerais). Como germinar a lentilha? Basta lavar os grãos e deixar de molho por aproximadamente dois dias, troque a água algumas vezes e quando perceber que os grãos estão germinando, lave muito bem. Esses grãos podem ser consumidos em forma de salada com outros ingredientes, e acredite, o sabor é muito agradável.
 
Outra dica legal de consumir a lentilha é cozinhando junto com o arroz... Mas é fundamental deixar o grão de molho antes para facilitar o cozimento.
 
E sabia que a lentilha pode refletir sobre o humor? Isso mesmo, graças à substância conhecida como triptofano que quando metabolizada se transforma em serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono regular. 
 
Então agora que você conhece sobre o poder da lentilha na dieta, passe a consumi-la com mais frequência. Pratique exercícios moderados, continue com uma alimentação equilibrada e verá com certeza resultados positivos no que se refere ao emagrecimento.
 
Se realmente comer lentilha dá sorte, não se sabe ao certo, mas que é uma “sorte” tê-la à disposição, ah, isso com certeza!