Sare Drogarias - Facebook
Carrinho
0 Itens R$ 0.00
Home | Noticias | Noticia 169
Mito ou verdade: manga engorda?
A A A

05/11/2012 - Autor:


Com aproximadamente 15% de açúcar, 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, a manga ocupa o ranking das frutas mais consumidas no Brasil. Por ser uma ótima fonte de ferro, é bastante indicada em tratamentos de anemia e em períodos de menstruação. E também há quem diga que auxilia na digestão, pois acelera o metabolismo.

No entanto, a pergunta que não cala é: a manga realmente engorda? 100 gramas de manga (equivalente a uma metade) contém cerca de 60 calorias, enquanto a fruta inteira pesa entre 300 e 400 gramas. Ou seja, não é uma fruta calórica. Comer 1/3 da fruta não compromete a dieta e também não influencia no aumento do peso. Basta não exagerar na quantidade.

Após apagar a manga da lista de alimentos proibidos na dieta, confira cinco dos diversos benefícios que ela proporciona à saúde.

1 -  Boa para a saúde da pele e dos olhos

Como todas as frutas de coloração alaranjada, a manga é rica em betacaroteno, uma substância que o corpo transforma em vitamina A, que por sua vez, é fundamental para a saúde dos olhos, atua no crescimento e mantém a saúde da pele.

2 – Ótima fonte de nutrientes essenciais

A manga é rica em vitamina B, C, K, potássio, cálcio, ferro,betacaroteno,  zinco e também é antioxidante. O nível de vitaminas é influenciado pela maturidade e variedade da fruta. As verdes contém mais vitamina C e a quantidade de betacaroteno aumenta de acordo com o amadurecimento.

3 – É rica em fibras

Possui cerca de 2 gramas de fibras em cada 100 gramas. Em especial, a pectina, uma fibra solúvel que atua na regularização dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

4 – É bastante versátil

Pode ser consumida em lanches da manhã ou no período da tarde, sob a forma de sucos, em saladas de frutas, pratos doces e salgados, molhos agridoces, sorvetes e outros diversos.

5 – É diurética

Os rins são responsáveis pelo filtro e eliminação das toxinas no organismo. Alimentos diuréticos como a manga atuam no bom funcionamento e estimulam a produção de urina, garantindo, dessa forma, a eliminação das toxinas com maior frequência.

Por: AgComunicado