Seja bem vindo a Online Farma!

O alimento é diurético, rico em fibras e atua a favor do emagrecimento

 
Muitos associam o chuchu a um tipo de legume “sem graça”, sem gosto e sem muitos atrativos na dieta. Mas diferente do que muitos pensam, o chuchu possui importantes propriedades que merecem ser reverenciadas.
 
Do ponto de vista botânico, o chuchu é uma fruta, mas comumente conhecido por um tipo de legume.
 
O que chama a atenção em sua estrutura é a riqueza em fibras, o legume beneficia a digestão e protege o sistema gastrintestinal contra desconfortos como azia, úlceras, irritações, entre outros desconfortos.
 
Aqueles que estão em dietas de emagrecimento devem fazer o uso do chuchu com frequência, por que se trata de um alimento com baixo valor calórico, portanto, se aliado a uma dieta saudável, o fruto pode auxiliar na perda dos quilos a mais.
 
A textura e cor do chuchu podem variar, mas as propriedades nutricionais permanecem intactas.
 
O alimento possui poder diurético, ou seja, previne aquela desagradável sensação de inchaço que acomete muitas pessoas e que as faz se sentir até mesmo acima do peso. 
 
Possui vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e importantes sais minerais (ferro, magnésio, potássio, fósforo, cálcio, entre outros).
 
O que chama a atenção no chuchu é o alto teor de vitamina C e a presença de flavonóides, essas substâncias juntas atuam com poderosa ação antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres, que matam as células, causam doenças e até mesmo ocasionam o envelhecimento da pele. 
 
Realmente em termos de sabor, o chuchu não é um alimento que se destaca, ainda mais porque facilmente absorve o sabor de outros alimentos, mas pode ser explorado na dieta de diversas formas, em saladas, sopas, refogados, ensopados, sucos, entre outros.
 
Nos Estados Unidos, o chuchu é conhecido como mirliton e sua utilização é muito explorada na culinária da cidade de New Orleans.
 
Agora que você conhece mais sobre as propriedades nutricionais do chuchu, vamos a uma deliciosa receita de chuchu recheado que pode compor a sua dieta.
 
Chuchu Recheado Light
 
Ingredientes
2 chuchus grandes cozidos e cortados ao meio no sentido do comprimento;
1 caldo de carne;
1 embalagem de seleta de legumes (congelada, de preferência);
1 xícara de chá de maionesse;
Meia cebola pequena picada;
Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado grosso;
Orégano
 
Modo de fazer
Cozinhe o chucho na água junto ao caldo de carne, retire quando estiver com a consistência macia. Espere esfriar e retire delicadamente a polpa do chuchu e reserve. Em uma tigela, acrescente a polpa do fruto, a seleta de legumes, a cebola picada, a maionese e o queijo parmesão. Recheio os chuchus com a mistura e polvilhe o orégano conforme a preferência.Leve ao forno preaquecido em temperatura de 180º C por aproximadamente 15 minutos ou até que esteja gratinado.
 
O chuchu recheado pode ser servido com arroz branco e salada. 
 
Bom Apetite!