Seja bem vindo a Online Farma!

 

Conheça os benefícios da caminhada para o corpo e a mente 

 
A caminhada é o exercício mais simples que existe, afinal, costumamos caminhar naturalmente desde criança. O que nem todos sabem são os múltiplos benefícios que a caminhada proporciona para a saúde. Pode ser feita por pessoas de todas as idades, é de baixo impacto e prazerosa. A caminhada é responsável por melhorar o condicionamento físico e pode contribuir inclusive para a saúde mental, combatendo a demência e fortalecendo a memória. A ciência já comprovou diversos estudos sobre a eficiência da caminhada para a saúde. Listamos os principais benefícios, confira: 
 
Ativa a circulação sanguínea 
 
De acordo com estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto, caminhar por 40 minutos diminui a pressão arterial num período de 24 horas. Tudo isso ocorre porque a prática do exercício aumenta o fluxo de sangue e faz com que os vasos se dilatem, consequentemente diminuindo a pressão. A caminhada é responsável pela oxigenação do corpo e age diretamente na circulação da hemoglobina. Ajuda na dilatação dos vasos e veias, o que facilita o transporte de oxigênio para todo o organismo, principalmente regiões mais extensas como, braços e pernas.  
 
Ótima opção para tratar osteoporose 
 
A caminhada é eficiente, pois estimula o impacto dos pés no chão, beneficiando a musculatura dos ossos da perna e na movimentação de todo o esqueleto. A caminhada é responsável por estimular a eletricidade natural dos ossos, chamada piezelétrico. O impacto ajuda na absorção do cálcio e fortalecimento dos ossos no tratamento da osteoporose.  
 
Combate a depressão  
 
Quando caminhamos o corpo libera diversas substâncias associadas ao relaxamento, dentre elas podemos citar a endorfina. Especialistas explicam que quando começamos a caminhar ou mesmo praticar exercícios o organismo inicia a produção de endorfina, o que gera maior ânimo tanto para realização das tarefas, como relaxamento e bem-estar.  
 
Atua nas funções cerebrais 
 
Além de deixar o corpo em forma, caminhar é um excelente exercício para o cérebro. Especialistas explicam que isso ocorre porque trabalhamos a coordenação motora e logo o cérebro também recebe esses estímulos. Uma vez exercitado deste modo, estará cada vez mais ágil para identificar outros tipos de mensagens, como visuais, sonoras e olfativas.