Seja bem vindo a Online Farma!

 Conheça algumas propriedades presentes em algumas plantas

 
Com certeza em algum momento da vida alguém já deve ter recorrido ao uso de alguma planta medicinal. Aliás, essa é uma prática milenar, geralmente a mãe ou avós recomendavam o uso de algum chá para alguma finalidade.
 
Mesmo aqueles que se colocam contra o uso de plantas medicinais não podem deixar de considerar que a maioria dos medicamentos químicos tradicionais surgiu a partir do princípio ativo de plantas medicinais. 
 
E os problemas de saúde que podem ser tratados a partir da utilização de ervas medicinais são vários como: problemas nas articulações; afecções cardíacas; problemas renais; obesidade; diabetes; ansiedade, entre outros.
 
Diversas plantas medicinais já foram catalogadas e possuem seus benefícios e obviamente efeitos colaterais sob conhecimento, conheça algumas delas e entenda qual a finalidade da utilização.
 
Alecrim: O alecrim, além de ser conhecido e utilizado como tempero para conferir aquele sabor especial a alguns pratos também pode ser considerado remédio. A indicação do alecrim é para tratamento de problemas cardíacos, para problemas no fígado, problemas renais e intestinais. Problemas como gripes, tosses, asma, entre outros, também podem ser tratados a partir dessa erva graças a seu poder descongestionante. Em forma de chá, o alecrim estimula a produção de suor no corpo o que tem como consequência a desintoxicação do organismo. Pode ser utilizado em forma de banho para problemas de reumatismo e para a cicatrização de feridas. 
 
Alcachofra: Essa flor muito apreciada na gastronomia possui importantes propriedades como: ajuda a repor importantes sais minerais no corpo. É digestiva, ajuda a desintoxicar o organismo. Mulheres que acabaram de dar à luz devem evitar o consumo da flor, pois pode reduzir a quantidade de leite.
 
Alfazema: Essa erva é importante para a saúde do sistema nervoso, ajuda no tratamento da dor de cabeça decorrente de situações de estresse, desintoxica o fígado e ajuda a regular o ciclo menstrual. Sabe aquele nervosismo ou ansiedade que surgem mediante um problema? Um chá de alfazema pode auxiliar.
 
Melissa: A melissa é também conhecida como erva-cidreira, age como calmante natural, possui propriedade bactericida, o cuidado em relação a exagero de consumo é que pode baixar a pressão arterial.
 
Cavalinha: Essa planta possui propriedade cicatrizante, ajuda a emagrecer e possui poder diurético.

Carqueja: É uma planta importante para a desintoxicação do fígado, age sobre o processo digestivo, possui propriedade anti-inflamatória e para excessos de álcool que sobrecarregam o fígado é um excelente remédio assim como o boldo.
 
Sálvia: Essa é uma planta com poder digestivo, atua como analgésico, também possui poder expectorante por isso auxilia no tratamento de gripes e tosses, age como anti-inflamatório.
 
É claro que é fundamental não deixar de seguir tratamentos tradicionais, essas plantas podem ser utilizadas como adjuvantes no tratamento de inúmeras doenças. Vale ressaltar que o exagero no consumo dessas ervas pode trazer efeitos colaterais, por isso, procurar um especialista no assunto também é indicado.