Seja bem vindo a Online Farma!

Saiba o que fazer para combater este mal

 
O que fazer quando se sofre com a transpiração em excesso? Esse é um problema muito comum entre muitas pessoas e há algumas ações que podem ajudar a prevenir este mal.
 
Primeiramente é importante esclarecer sobre a importância da transpiração para o organismo. É um processo importante para regular a temperatura corporal. Quando está muito quente, por exemplo, para manter a temperatura ideal do corpo, as glândulas conhecidas como sudoríparas produzem suor que depois de expelido, faz com que a temperatura volte ao normal, por isso é comum que as pessoas suem mais no calor.
 
O suor tão tem odor, o que confere odor ao suor é a presença de bactérias no organismo. 
 
Alguns cuidados podem auxiliar no controle do suor e impedir o desconfortável mau odor. Quais são? 
 
Utilizar tecidos mais frescos e leves ajuda a evitar o aumento da temperatura corporal, principalmente em dias mais quentes. 
 
Alimentos termogênicos ajudam a elevar a temperatura corporal e provocam o suor. Cafeína, pimenta, gengibre, entre outros alimentos, devem ser consumidos com equilíbrio na dieta. Se a intenção é o emagrecimento. Procure consumir esses alimentos antes da prática de atividades físicas, que é o momento ideal para suar a camisa.
 
Alguns fatores emocionais também podem desencadear no aumento da produção de suor como: nervosismo, ansiedade, alguma situação que envolva pressão etc. 
 
Algumas pessoas podem sofrer que problemas relacionados ao suor como é o caso da hiperidrose que pode ser hiperidrose focal primária e hiperidrose secundária. Algumas pessoas com alterações na tireóide, ou que estejam fazendo uso de algum medicamento, podem vir a apresentar o aumento da sudorese, o que se enquadra em uma hiperidrose secundária.
 
Já a hiperidrose focal primária é um problema mais grave, costuma surgir na sola dos pés, das mãos, no rosto e a pessoa pode apresentar o problema apenas em um local ou mais de um local. É uma situação que atrapalha o indivíduo e o impede de ficar à vontade diante de outras pessoas. 
 
Esse é um problema que tem tratamento. Medicamentos orais podem ser prescritos. Cirurgias também são comuns e podem auxiliar na resolução do problema. Se você sofre com este mal ou conhece alguém que sofra deste problema, saiba que tem tratamento.