Seja bem vindo a Online Farma!

Aprenda a preparar um xarope caseiro eficaz 

Nesse inverno é comum ser acometido com mais frequência com gripes, resfriados, dores de garganta e até por processos alérgicos. Mas ao invés de utilizar um medicamento com formulação tradicional com efeito expectorante, você pode optar por alimentos naturais para a cura dos mais diversos tipos de afecções.
 
A produção de muco é resultado do processo natural de defesa do organismo, com a formação dessa secreção a produção de enzima e anticorpos aumenta, com consequente efeito antisséptico.
 
Quando o indivíduo expele o muco é uma resposta do organismo para impedir que novos agentes infecciosos se instalem. Mas o incômodo principalmente pela maior incidência de tosse é o que mais atrapalha, por isso separamos uma dica especial de xarope natural descongestionante que pode ser muito útil nesse inverno.
 
Os ingredientes utilizados para o preparo desse remédio natural chamam a atenção por propriedades únicas em prol da saúde. A pimenta, o gengibre e o mel possuem ação expectorante, ajudam na eliminação do muco que gera alívio principalmente em relação às crises de tosse e sensação desagradável de nariz congestionado.
 
A pimenta possui uma substância importante conhecida como capsaicina, ajuda no processo anti-inflamatório, reduz inchaços e atua na melhora da respiração.
 
O vinagre de maçã ajuda a controlar a produção de muco, atua na limpeza dos seios nasais e também age descongestionando a passagem dos ouvidos. 
 
O suco do limão também é descongestionante e a presença da vitamina C atua no fortalecimento do sistema imunológico contra os agentes externos que causam doenças.
 
Vamos aprender a fazer o xarope?
 
Xarope Natural descongestionante
 
Ingredientes
 
2 colheres de sopa de mel de abelhas;
1 colher de chá de pimenta cayenne ( na cor laranja);
¼ de xícara de chá de vinagre de maçã;
¼ de xícara de chá de suco de limão;
1 colher de chá de gengibre em pó ou um pedaço pequeno de gengibre triturado
 
Modo de fazer
 
Em uma panela despeje o suco de limão e o vinagre e aguarde levantar fervura. Em seguida acrescente as duas colheres de mel, a pimenta e o gengibre. Deixe em fogo brando por aproximadamente 2 minutos e desligue com a tampa para abafar. Quando o xarope estiver frio, armazene num frasco devidamente higienizado num local seguro e arejado. Adultos podem tomar até três colheres de sopa ao dia e as crianças até duas. É importante agitar o frasco antes de manipular. 
 
É importante que este remédio natural seja tomado todos os dias e que o tratamento convencional prescrito pelo médico não seja abandonado. Dependendo do caso, pode ser que seja necessário realizar uma outra preparação do xarope para dar continuidade ao tratamento.
 
Experimente seguir essa dica e nos conte como foi a recuperação. É preciso haver cuidado com a saúde e a natureza pode auxiliar e muito no processo de recuperação de diversas enfermidades.