Seja bem vindo a Online Farma!

O que comer e o que evitar para prevenir dores?

 
Você sente dores de cabeça com frequência? É muito comum que uma vida repleta de pressões e de estresse cause mais dores de cabeça do que o normal. (risos)
 
Muitas podem ser as causas das terríveis dores, mas o mais preocupante é que as pessoas têm o hábito de tomar medicamento sem prescrição médica. Há casos em que as dores de cabeça podem ser resultado de algum problema mais grave existente, mas os medicamentos sem prescrição apenas tratam os sintomas e assim, um problema mais grave pode ser desencadeado à longo prazo.
 
Você já chegou a pensar que a alimentação pode ser a grande responsável tanto pela maior incidência de dores de cabeça como pela melhora dessas dores? Isso mesmo, há alimentos que fazem com que o organismo libere um hormônio conhecido como prostaglandina que gera a dor, resultado de uma substância conhecida como tiramina.
 
Quais alimentos possuem a tiramina?
O chocolate, o vinho (principalmente o tinto), as carnes vermelhas e defumadas, as frutas cítricas, os queijos amarelos etc., oferecem a tiramina ao organismo.
 
Mas além dessa substância há também a cafeína, que em excesso pode provocar dores de cabeça, esse agente altera a circulação sanguínea e libera um hormônio conhecido como adrenalina, responsável por produzir sensação de alerta no organismo. Por isso, modere o consumo do tradicional cafezinho e de outros alimentos que contêm a substância como chocolate, bebidas à base de cola, chás, entre outros.
 
Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas há substâncias conhecidas como nitratos e nitritos que estão presentes nas carnes e nos alimentos industrializados. Essas substâncias em contato com o organismo dilatam os vasos sanguíneos e pioram as dores de cabeça.
 
As bebidas alcoólicas também integram o grupo de prejudiciais, possuem em sua formulação sulfetos, aldeídos e fenóis, esses agentes intoxicam o organismo, reduzem o açúcar no sangue e agem provocando dores de cabeça.
 
Se você costuma sentir dores com frequência é fundamental procurar tratamento médico e repensar a dieta. Em casos de dores, evite o consumo desses alimentos citados. 
 
Vale ressaltar que a prática de atividades físicas moderadas e aeróbicas (natação, caminhada, bicicleta, entre outras), ajuda o organismo a produzir hormônios conhecidos como neurotransmissores como é o caso das endorfinas, que ajudam a produzir a sensação de bem-estar.
 
Vitaminas do complexo B agem diretamente equilibrando o sistema nervoso e possuem ação anti-inflamatória, estão presentes nos feijões, frutas, queijo branco, arroz, entre outros.
 
O gengibre é rico em antioxidantes e também atua na prevenção das dores de cabeça.
 
Vale também ressaltar que a desidratação desencadeia no surgimento de dores de cabeça, por isso mantenha sempre o corpo hidratado, beba no mínimo 4 litros de água ao dia entre as refeições.
 
Realize uma alimentação equilibrada, pratique exercícios e perceba os benefícios, inclusive sobre a melhora dos quadros de dores de cabeça.