Seja bem vindo a Online Farma!

Trata-se de um aminoácido que precede a serotonina, importante para o sono regular e sensação de bem-estar

 
Talvez você nunca tenha ouvido falar do triptofano, mas provavelmente já tenha ouvido falar da serotonina. O triptofano é precursor da serotonina que é um importante neurotransmissor responsável pelo sono regular e pelo bom humor. 
 
O triptofano é um importante aminoácido presente em alguns alimentos que unido à vitamina B3 (niacina) e ao magnésio é responsável pela produção da serotonina. O triptofano ingerido por meio de alguns alimentos se transforma no importante neurotransmissor responsável por inúmeros benefícios ao corpo e mente. 
 
E o que a serotonina faz?
Ela tem o poder de inibir ou de estimular. No aparelho gastrointestinal a serotonina controla reações como náuseas, secreção intestinal, vômitos e peristalse (um movimento de contração que se dá no tubo digestivo, que pode vir a originar cólicas).
 
No cérebro a serotonina atua regulando o sono, o apetite, a temperatura corporal, diminui a sensibilidade à dor, estimula a memória, estimula o hormônio do crescimento, entre outros benefícios.
 
Em que alimentos o triptofano pode ser encontrado?
Algumas frutas como: abacaxi, kiwi, banana, ameixa, tomate, nozes, ovos, salmão, atum, sardinha, entre outros, contém triptofano. 
 
O chocolate é rico no aminoácido, a concentração da substância no cacau é grande, o alerta é em relação à quantidade (dois gomos ao dia), e o chocolate recomendado pelo maior índice de cacau (aproximadamente 70%) é o chocolate amargo.
 
O leite também possui o aminoácido, por isso muitas vezes é relacionado ao efeito relaxante e estimulante do sono.
 
A aveia é um importante cereal rico em triptofano que estimula a produção da serotonina no organismo, concentra também altas taxas de selênio, importante mineral que age sobre a saúde do sistema nervoso.
 
As sementes de abóbora e de girassol também concentram o importante aminoácido. Podem ser consumidas desidratadas em sua forma “in natura” ou no preparo de biscoitos, bolos, pães etc.
 
O triptofano como importante intermediário da serotonina atua no tratamento de alguns sintomas como: depressão, TPM, ansiedade, tensão muscular, distúrbio do sono, entre outros. 
 
Na TPM (Tensão Pré-Menstrual) os níveis de triptofano tendem a diminuir, o que favorece o surgimento do mau humor e de cólicas, por isso é recomendável a ingestão desses alimentos em uma dieta equilibrada nesse período. 
 
Existem vinte tipos de aminoácidos presentes em uma molécula de proteína, o organismo só pode absorver 2% dos aminoácidos ingeridos, o que não garante que o triptofano será absorvido. Por este motivo, uma outra opção para suprir a necessidade deste importante aminoácido é a ingestão de triptofano por suplementação.
 
Existem algumas opções de suplementos, mas obviamente consultar um nutricionista é fundamental para mais esclarecimentos sobre este importante assunto.
Invista em uma alimentação saudável e inclua alimentos ricos em triptofano na dieta, a sua saúde, humor e noite de sono agradecem!