"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Dicas para manter nutrição saudável.


18/02/2013 - 23:00:00 | 528
Dicas para manter uma nutrição saudável
 
Varias refeições: de quatro a seis por dia, em horários determinados e com moderação, o ideal para o organismo. Quanto mais fracionada a dieta, menor a absorção calórica. O tempo de uma refeição e outra não deve ultrapassar quatro horas, sendo o ideal de 3 em 3 horas.
 
Evite frituras: são hipercalóricas, sempre que possível asse ou cozinhe os alimentos.
 
Devagar com o sal: evite deixar o saleiro a mesa, em excesso prejudica o sistema renal, causando inchaço e edemas. A porção individual não deve ultrapassar 1 colher de chá ao dia, prefira sal marinho iodado (rico em minerais) ou light (com menos teor de sódio).
 
Reduza o álcool: Além de dificultar a queima calórica, fornece sete calorias por grama calorias vazias.
 
Coma frutas com bagaço: Elas contem fibras que dão saciedade, alem de facilitar o trânsito intestinal.
 
Vontade de doce: use gelatina diet, barras de cereais, mel, frutas cozidas ou assadas com adoçante e canela, frozen iogurte, frutas secas com moderação.
 
Use mais peixe: todos os tipos, atum, sardinha... Em forma de saladas, ensopados, assados. São ricos em ômega 3, prevenindo o envelhecimento precoce fadiga mental. Fonte de zinco, mineral importante para combater câncer de próstata.
 
Coma alimentos variados: Monte o prato com alimentos de corres diferentes (mínimo quatro cores) e carnes magras alternando cada dia com um tipo de carne (bovina, frango, peixe, porco, soja). Cada cor corresponde a um tipo de vitamina. A temperatura deve ser variada – saladas, pratos quentes. Assim há riqueza de nutrientes e satisfação. A variedade no prato vai sempre representar QUALIDADE.
 
Mastigar bem: É o segredo para saborear melhor o alimento, sentir-se satisfeito mais rápido e ter uma boa digestão. Se engolir rápido o alimento irá ter uma digestão mais difícil e não ficara saciado.