Seja bem vindo a Online Farma!

Quase todas as mulheres, em maior ou menor grau, sentem os sintomas da TPM. E, para muitas, aliviar a TPM pode ser uma questão de tempo. Porém, para outras, o período que antecede a chegada da menstruação pode ser uma verdadeira tortura!

Inchaço, dor nos seios, irritabilidade, falta de disposição, ansiedade, dores de cabeça, alterações repentinas de humor, estresse, sonolência, dificuldade de concentração, acne, aumento de peso, dores nas costas e cólicas são alguns dos sintomas típicos da TPM. Para resolver essa questão, algumas mulheres buscam medicamentos fortes e agressivos que podem prejudicas as tarefas do dia a dia, além de causar inúmeros efeitos colaterais.

Para aliviar a TPM existem inúmeros medicamentos naturais, feitos a base de extratos de plantas e ervas que podem ter uma ação poderosa para aliviar a TPM. Vale a pena conhecer alguns deles!

O que é a TPM e porque ela ocorre?

A TPM, ou Tensão Pré Menstrual, é causada pela alteração hormonal que antecede o período menstrual. Durante esse período, existem alterações nas taxas hormonais que acabam interferindo no sistema nervoso central.

Em geral, os sintomas da TPM podem surgir na metade do ciclo e desaparecem até dois dias após o início da menstruação. Porém, existem casos em que os sintomas são percebidos até o final do fluxo.

Como em determinados casos, a TPM vai além de um incômodo, atrapalhando a vida pessoal e profissional da mulher, é necessário buscar tratamento. Como o diagnóstico dos quadros de TPM não são simples, muitas vezes o tratamento também demora a começar.

De toda forma, a TPM tem tratamento e uma série de compostos naturais podem ajudar.

A automedicação nunca é indicada mesmo se tratando de medicamentos naturais, já que os mesmos também podem causar reações adversas. Portanto, o ideal é sempre buscar um médico ginecologista a fim de receber orientação.

Os medicamentos naturais, no entanto, possuem menos efeitos colaterais e podem ter efeitos bastante eficazes no tratamento da TPM. Alguns desses medicamentos envolvem os seguintes compostos:

1.      Óleo de Prímula

O óleo de prímula é bastante conhecido aliviar a TPM. Extraído das sementes de Prímula, da espécie Oenothera biennis, nativa da América do Norte, este óleo conta com diversos ácidos graxos da família do Ômega-6

Por se tratar de um óleo rico e ácido linolênico, que tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia na regulação dos hormônios femininos, este óleo poderoso pode diminuir sensivelmente o inchaço, a dor nas mamas e as alterações de humor bastante comuns nessa época.

2.      Óleo de Borragem

Também com ação conhecida nos sintomas da TPM, o óleo de Borragem é produzido a partir das sementes de Borrago Officinalis. Esta planta, nativa da Europa, oferece diversos benefícios, incluindo o alívio dos sintomas da TPM e menopausa. Assim com o óleo de Prímula, o óleo de Borragem é fonte de ácidos graxos essenciais que auxiliam na ação anti-inflamatória diminuindo os incômodos desse período.

Como atua diretamente na síntese da adrenalina, este óleo é capaz de minimiza a irritabilidade. Além disso, ele minimiza o inchaço e também dores no seios e cólicas.

3.      Mulungu

O Mulungu é um composto manipulado feito a base de uma planta chamada de Erythrina mulungu. Utilizado principalmente para o tratamento de problemas relacionados ao sistema nervoso, esse composto tem uma ação eficaz em casos de insônia, agitação, ansiedade, irritabilidade, além de agir como um calmante natural.

No caso da TPM, o Mulungu age principalmente nas questões relativas à ansiedade e irritação e pode ser bastante eficaz para aliviar a TPM.

4.      L-Teanina

A L-Teanina é uma substância extraída da Camelia Sinesis, a mesma planta do chá verde. Essa substância é, na verdade, um tipo de aminoácido que tem ação calmante e relaxante. A L-Teanina é indicada especialmente para distúrbios do humor e melhoram a sensação de bem-estar.

5.      Cemicifuga Racemosa

O nome parece um pouco esquisito, mas essa planta também é popularmente conhecida como Erva de São Cristóvão. Originária de zonas temperadas do hemisfério norte, a erva vem sendo bastante utilizada para tratar problemas tanto relacionados a aliviar TPM quanto à menopausa.

Como possui ingredientes ativos como triterpênicos e flavonoides, a erva possui uma boa ação para aliviar a TPM e os sintomas da menopausa.

Aliviar a TPM: respeito com o próprio corpo

Além dos tratamentos e dos medicamentos naturais, uma mudança na rotina também pode fazer muita diferença.

A prática de exercícios físicos, especialmente exercícios aeróbicos, também podem ajudar a aliviar a TPM. Como esses exercícios liberam endorfina, o hormônio do bem-estar, o estresse causado pela TPM pode ser minimizado.

Outra boa dica é cuidar da alimentação. Ingerir alimentos ricos em Ômega-3, inclusive por meio de suplementação, pode ser uma forma de minimizar os sintomas. Procure incluir mais peixes, azeite, linhaça, espinafre, brócolis, couve entre outros alimentos

Evitando tanto mal-estar e tantos incômodos todo mês, a vida fica mais leve e feliz!

Gostou dessas dicas? Você tem sintomas severos durante a TPM? Não deixe de conhecer os produtos da Online Farma para o tratamento da TPM. Clique aqui e saiba mais!