Seja bem vindo a Online Farma!

Apesar de o conceito de permacultura existir desde a década de 70, muita gente ainda desconhece o que é essa técnica e porque ela pode transformar a forma de viver e de lidar com o meio ambiente! Para quem ainda não conhece ou mesmo não sabe da importância da permacultura, vale a pena conferir alguns fatos interessantes!

1. O objetivo da permacultura é criar uma cultura sustentável na agricultura

A permacultura tem origem na expressão em inglês permaculture, ou seja, a união das palavras permanent (permanente) + agriculture (agricultura). Hoje o seu significado não se refere apenas às técnicas de plantio, mas sobre uma cultura sustentável.

O termo foi criado em 1970 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren e tem como principal objetivo o cuidado com o planeta e com as pessoas. A partir disso, é possível repensar as formas de produção e consumo para que elas sejam feitas com equilíbrio e respeito.

2. A permacultura busca viabilidade financeira somada à sustentabilidade

A ideia da permacultura é desenvolver projetos viáveis financeiramente, que não vão poluir o meio ambiente e que se tornarão, no futuro, autossuficientes. Isso pode incluir desde uma horta no seu apartamento até uma comunidade inteira construída com base na permacultura. 

3. Uma filosofia de vida integrada com a natureza

Você já parou para pensar no desperdício de água e de comida? O Brasil joga fora cerca de 41 mil toneladas de alimento anualmente, segundo pesquisa divulgada no ano passado. Os dados sobre a água também não são bons: o país desperdiça 36,4% da água tratada.

Essas informações assustam, mas a permacultura oferece soluções para estes problemas ao propor evitar o desperdício, colocando em prática os “cinco R’s” – recusar, reduzir, reaproveitar, reparar e reciclar. Por exemplo, é possível captar água da chuva e otimizar o seu uso. No caso dos alimentos, uma boa prática é consumir de acordo com a época de cada um deles e dar preferência aos nativos de cada região.

4. Você também é parte do todo!

A permacultura é importante porque não só traz técnicas e ideias para solucionar os problemas que causamos ao meio ambiente, mas também cria uma nova filosofia de vida. Ao observar a natureza, iremos perceber que somos parte de um todo e, a partir daí, criaremos soluções para suprir nossas necessidades básicas sem destruir o planeta.

Além disso, ela incentiva ações como:

  • Fazer baixo uso dos recursos energéticos;
  • Evitar o desperdício e pensar alternativas de consumo;
  • Interagir e cooperar ao invés de segregar;
  • Promover pequenas e lentas mudanças

5. Permacultura é para qualquer um e pode ser praticada em qualquer lugar

É fundamental compreender que a permacultura é um conjunto de ideias que vai te guiar para aproveitar os recursos naturais de maneira responsável. Ela não é exclusiva de grande organizações ou projetos e pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Os princípios podem ser aplicados em jardins e hortas em seu próprio apartamento. Ou até mesmo em espaços comunitários, praças, parques e escolas, além de escritórios, indústrias e, claro, plantações.

Para que isso seja colocado em prática, a permacultura sugere seguir um design específico. Não adianta apenas escolher os produtos certos, mas é necessário pensar em como conectar os ambientes para que eles se ajudem mutuamente. Além disso, os sistemas devem durar o maior tempo possível, com pouca manutenção.

6. Produzir mais energia do que se gasta

Outros dois fatores desse design indicam que o sistema seja sustentável, ou seja, ele produz para si próprio e para quem o cria, e que armazene ou produza mais energia do que gaste. Por exemplo, ao invés de tirar as ervas daninhas de seu jardim, você poderia entender como elas podem ajudar a proteger as plantas de parasitas. Cultivar espécies que se ajudam em sua horta também é uma boa ideia.

7. Permacultura vai muito além do jardim

Para a permacultura o cultivo do alimento é uma parte muito importante, mas não é a única. Existem diversos contextos em que podemos aplicá-la, como na construção de ecovilas, no sistema de saneamento ecológico, no reuso da água, na utilização de energias renováveis e até mesmo na produção de cosméticos e produtos de limpeza naturais.

8. Das ecovilas as grandes cidades

O Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (IPEP) no Rio Grande do Sul, é um exemplo de atuação da permacultura em diversas frentes. Lá, o grupo tem projetos de ecovilas, desenvolvimento de cisternas para armazenar água, agrodiversidade e de arborização urbana. 

Em São Paulo, a Casa dos Hólons funciona como um laboratório de permacultura urbana. A organização aplica no local técnicas de jardinagem ecológica, gestão de resídos e utilização de composteiras e de autossuficiência comunitária. Além disso, oferece cursos, oficinas e consultoria sobres esses temas.

9. Viajar e aprender mais sobre permacultura

Já o site Work Away traz como ideia uma comunidade de viajantes e locais que vão compartilhar experiências. Quem participa do projeto poderá se hospedar em diversas cidades do mundo em troca de trabalhar no local. No Brasil, lugares como Alto do Paraíso, em Goiás, e Paraty, no Rio de Janeiro, já oferecem essa experiência de permacultura através desse site. 

Gostou das informações sobre permacultura e quer saber como a sua alimentação também pode ajudar o meio ambiente? Clique no post e saiba mais sobre veganismo!


Tags: permacultura