Seja bem vindo a Online Farma!

 
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o nosso organismo e sua deficiência pode proporcionar uma série de complicações. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. 

 

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o nosso corpo recebe. Além dos alimentos e raios solares, a vitamina D pode ser obtida através de suplementação quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de diversas doenças. 

A vitamina D é indicada para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia no sistema imunológico, sendo essencial para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla e no processo de diferenciação celular. A ausência deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. 

Além disso, a vitamina D age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a síndrome metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2. 

Vitamina D Benefícios:

A vitamina D é um nutriente extremamente essencial para o nosso organismo e oferece diversos benefícios, como:

- Fortalece os ossos: a vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta;

- Protege o coração: ela participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina;

- Gravidez segura: ela é muito importante para as gestantes. No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos. Em casos de abortos múltiplos no início da gravidez, pode ser que o sistema imunológico da mãe esteja rejeitando a implantação do embrião. Como a vitamina D age no sistema imunológico, ela pode auxiliar nesse problema;  

- Benéfica para os músculos: a vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.