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A importância de consumir alimentos ricos em antioxidantes


21/12/2015 - 23:00:00 | 568
 
 

Para que servem os antioxidantes?

O consumo adequado de antioxidantes protege o corpo da ação dos radicais livres, protegendo as células de danos na sua estrutura e prevenindo problemas como:

- Envelhecimento precoce;

- Doenças cardiovasculares;

- Aterosclerose;

- Câncer;

- Doença de Alzheimer;

- Doenças pulmonares.

Alimentos ricos em antioxidantes:

Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes naturais e uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos fornecem para o organismo a quantidade necessária de antioxidantes para prevenir doenças. Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são vitamina A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno, ômega-3 e selênio. Os antioxidantes também podem ser encontrados em medicamentos, suplementos e em produtos de cosmética antienvelhecimento.

Alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes são:

- Vitamina C - acerolabrócolis, caju, couve, espinafre, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, papaia e tomate;

- Vitamina E - arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, óleos vegetais (soja, milho e algodão) e semente de girassol;

- Licopeno - goiaba, melancia e tomate;

- Ômega 3 - atum, cavalinha, salmão, sardinha, sementes de linhaça e óleos vegetais;

- Polifenois - frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, cebola, chá verde, maçã, nozes, soja, tomate, uva roxa e vinho tinto;

- Resveratrol - cacau, uva roxa ou vinho tinto;

- Selênio - aveia, aves, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes, sementes de girassol e trigo integral;

- Zinco - aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes;

- Cisteína e glutationa - carne branca, atum, lentilhas, feijões, frutos secos, sementes, cebolas e alho;

- Betacaroteno - frutas vermelhas, abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, couve, damasco seco, melão e ervilha;

- Antocianinas - alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, morango e repolho roxo;

- Bioflavonoides - frutas cítricas, nozes e uvas escuras;

- Catequinas - chá verde, morango e uva;

- Isoflavona - semente de linhaça e soja.

O consumo de alimentos antioxidantes é extremamente importante para prevenir diversas doenças. Além disso, existem suplementos e medicamentos antioxidantes que são muito eficazes para suprir a quantidade necessária para o nosso organismo. Antes de fazer uso de qualquer medicamento ou suplemento consulte o seu médico.