Seja bem vindo a Online Farma!

Conhecidos como fotoprotetores, eles previnem o envelhecimento precoce e ainda promovem um bronzeado perfeito 
 
 
 

A exposição excessiva ao sol  é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, além de aumentar os riscos de câncer de pele. O uso diário de protetor solar é a melhor forma de proteger a pele contra os danos causados pela radiação solar. Contudo, existem alguns nutrientes encontrados na alimentação que podem potencializar a proteção da pele, além de auxiliar o bronzeado.

Os fotoprotetores são substâncias que aumentam o poder de defesa das células cutâneas  contra os radicais livres, que podem ser liberados por meio da exposição solar. Dessa forma, utilizar um protetor solar indicado para sua pele e consumir uma alimentação adequada é fundamental para a saúde e beleza da pele.

Conheça as principais substancias fotoprotetoras encontradas na alimentação:

- Betacaroteno: é um agente pigmentante, responsável pela coloração de alimentos alaranjados como a cenoura, laranja, abóbora, manga, entre outros. Sua ação protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, o Betacaroteno é percursor da vitamina A, responsável pela produção de melatonina, pigmento que confere coloração à pele.

- Vitamina E: é um importante antioxidante que aumenta a resistência da pele contra os raios ultravioletas nocivos do sol. Alimentos como amêndoas e castanhas são ricos em Vitamina E e são excelentes opções para incluir na dieta.

- Ômega 3: auxilia a hidratação da pele e previne o surgimento de manchas, que são comuns após a exposição solar. A substancia pode ser encontrada em peixes como o salmão e na linhaça.

- Antioxidantes: são substâncias que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres, que também são liberados com a radiação solar. Alimentos como o Chá verde, azeite de oliva, Açafrão e aveia são excelentes antioxidantes.

É importante lembrar que o melhor horário para a exposição ao sol é antes das 10h e após as 16h, pois neste período a radiação solar é menos nociva. Além disso, é importante aumentar a hidratação da pele nos dias mais quentes, devido a perda de água.