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BCAA o que é e para que serve?


26/01/2016 - 23:00:00 | 554
 
 

Muitos atletas e esportistas fazem uso de suplementos alimentares para potencializar o ganho de massa muscular e melhorar o desempenho físico. O BCAA é um dos principais suplementos utilizados por quem faz musculação ou exercícios de alta intensidade.

Para entender a ação do suplemento BCAA, precisamos conhecer as funções dos aminoácidos. Os aminoácidos possuem papel fundamental na síntese de proteínas, e são fundamentais para a formação da musculatura. Contudo, suas funções são ainda mais importantes. Os aminoácidos são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo como um todo. Eles participam de funções do metabolismo, do sistema imunológico e do sistema nervoso.

O corpo humano necessita de diferentes tipos de aminoácidos para realizar suas funções. Porém, nem todos são produzidos naturalmente pelo corpo humano. A maior parte dos suplementos auxiliam na reposição de nutrientes que nosso corpo já produz. O BCAA atua de forma contrária, ele é responsável por nos abastecer como os tipos de aminoácidos que não são produzidos pelo nosso corpo.

O BCAA é composto por 3 aminoácidos essenciais: a L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina, que pertencem a cadeia ramificada e são essenciais para a formação da musculatura. Esses aminoácidos constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.

Durante os exercícios mais intensos, como a musculação, o corpo necessita de muita energia e nutrientes para se abastecer, caso exista uma deficiência desses nutrientes, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a quantidade de energia necessária. Dessa forma, o corpo entra em estado catabólico, ou seja, uma deficiência de aminoácidos e a consequente perda de massa muscular.

BCAA Benefícios:

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) aumentam a síntese proteica e reduzem a sua degradação, oferecendo diversos benefícios, tais como:

- Diminui a quebra de proteína;

- Aumenta a resistência e a energia;

- Reduz o tempo de recuperação muscular;

- Amplia o crescimento muscular;

- Promove um melhor desempenho atlético;

- Conserva a massa muscular magra;

- Diminui a fadiga muscular.