"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Batata-doce ajuda no emagrecimento


04/11/2012 - 23:00:00 | 1908

Ao falarmos em dietas e emagrecimento, os primeiros alimentos que nos vem à cabeça são pratos leves, recheados de frutas e vegetais. Os doces passam bem longe e os carboidratos então...

Pode ser difícil acreditar que um alimento que contenha a palavra doce em seu nome atue no processo de emagrecimento, mas, de acordo com pesquisadores americanos, a batata-doce ajuda sim a perder os quilinhos indesejáveis.

A batata-doce está entre as quatro hortaliças mais cultivadas no Brasil. É uma boa fonte de energia e minerais, rica em carboidratos – e por isso altamente energética – e fornece quantidades relevantes de vitamina A, C e algumas do complexo B. Pode ser consumida assada, cozida, frita e até mesmo crua (triturada).

A vitamina A é essencial para bom funcionamento do aparelho respiratório e para a saúde dos olhos e da pele. As vitaminas do complexo B regulam o aparelho digestivo e o sistema nervoso. Enquanto os minerais contribuem para saúde óssea.

Sua atuação no emagrecimento decorre do baixo índice glicêmico (IG), fator extremamente importante para perder peso. Assim como as calorias, o IG de um alimento, é o que faz engordar e, a regra é simples: menos é mais. Quanto menor o IG, maior a chance de emagrecer. Também vale ressaltar que essa medida é relacionada à doenças cardiovasculares e à diabetes.

O baixo nível de IG da batata-doce a faz ser digerida de forma mais lenta pelo organismo e, portanto, dá mais saciedade, auxiliando no combate à obesidade.   Por ser rica em fibras, auxilia na digestão, principalmente quando a casca também é consumida.

Segundo dados da Associação Brasileira da Batata (ABBA), a batata-doce possui menos de 1% de gordura e pode substituir o arroz em dietas para emagrecimento, uma vez que apresenta um menor nível calórico e não perde suas fontes de vitaminas, proteínas e minerais.

Por: AgComunicado