"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Benefícios da Linhaça


06/01/2016 - 23:00:00 | 376
 
 
Nos últimos anos, a linhaça ganhou um espaço na dieta de quem adota uma alimentação saudável. A semente de linhaça é conhecida como um alimento funcional, devido a alta concentração de ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo: o Ômega 3 e 6. Além disso, a linhaça é fonte rica de vitaminas B1, B2, C, E, Caroteno e minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
 
O alto valor nutritivo da semente de linhaça já é motivo suficiente para introduzi-la em sua rotina alimentar, mas ela ainda oferece diversos benefícios para a manutenção da saúde em geral.
 
- Para o emagrecimento saudável: a alta concentração de fibras presentes na semente, auxiliam o transito intestinal e promove sensação de saciedade, o que reduz o consumo excessivo de alimentos calóricos, favorecendo o emagrecimento. Além disso, os Ômegas 3 e 6 reduzem a absorção de gorduras
 
- Para o controle do colesterol: a linhaça é uma excelente opção para a redução do colesterol total e LDL, considerado o colesterol ruim.
 
- Para a saúde do coração: a capacidade de reduzir o colesterol total e LDL também previne doenças cardiovasculares, pois previne a formação de coágulos, além de contribuir para a redução da pressão arterial.
 
- Para fortalecer as defesas do organismo: a alta capacidade antioxidante da linhaça auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções.
 
- Para o equilíbrio hormonal feminino: a presença de substâncias chamadas lignanas, que imitam a ação do hormônio estrogênio, favorece a saúde da mulher e previne os sintomas relacionados a menopausa e TPM.
 
- Para a saúde da pele: os nutrientes da linhaça auxiliam a hidratação da pele, prevenindo problemas como eczemas e psoríase.
 
A semente de linhaça pode ser encontrada em forma de farinha, óleo ou em cápsulas, que, além de preservar parte das propriedades nutricionais da semente, tem maior quantidade disponível de ômegas. O consumo da semente é contraindicado em caso de obstrução digestiva e paralisação do intestino. Gestantes, Nutrizes e Crianças, devem consumir óleo de linhaça apenas sob orientação de nutricionista ou médico.