O magnésio é um mineral que tem sido cada vez mais reconhecido por atletas e por pessoas comuns pela sua importância nutricional. Há diversos benefícios para o organismo com o consumo de magnésio e sua ausência pode ser bastante prejudicial. O magnésio é encontrado em diversos alimentos, porém, pode ser encontrado em farmácias, como suplemento alimentar na forma de cápsulas.
O suplemento alimentar magnésio em cápsulas é indicado para:
- Melhorar o desempenho físico, pois ajuda na contração muscular;
- Prevenir a osteoporose, produz hormônios que aumentam a formação dos ossos;
- Ajudar a controlar a diabetes, regula o transporte do açúcar;
- Diminuir o risco de doença coronária, pois pode diminuir o acumulo de placas de gordura na parede das artérias;
- Auxilia no funcionamento de certas enzimas do organismo;
- Participa da produção de proteínas.
Os benefícios encontrados no magnésio para a nutrição se dão através da sua função na absorção de outros nutrientes. Minerais como: sódio, cálcio, potássio e fósforo e muitas vitaminas, são mais absorvidos quando o organismo está bem suprido de magnésio.
Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico para a nutrição em geral.
Alimentos ricos em magnésio:
Os alimentos ricos em magnésio são, principalmente, sementes, frutas secas e vegetais. Alguns exemplos são:
- Sementes de abóbora e girassol;
- Amêndoas, avelã, castanha-do-pará, caju, amendoim;
- Espinafre, beterraba, quiabo;
- Iogurte, leite;
- Aveia;
- Feijões, ervilha.
A ingestão diária do suplemento de magnésio recomendada varia de paciente para paciente, o médico deve avaliar as necessidades e condições de cada paciente para prescrever a quantidade de magnésio a ser consumida.
O consumo de magnésio não causa efeitos colaterais, porém, ao persistir qualquer sintoma, consulte o seu médico imediatamente. Antes de fazer uso do suplemento alimentar magnésio, consulte o seu médico.