"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como amenizar os sintomas da menopausa?


06/01/2016 - 23:00:00 | 371
 
 
A menopausa é um período natural na vida de todas as mulheres, mas traz sintomas desagradáveis, que podem interferir diretamente a qualidade de vida e rotina. Para saber como lidar com os sintomas da menopausa é importante entender o que acontece com o corpo da mulher neste período.
 
A menopausa é a fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo e os sintomas podem ser percebidos entre os 45 e 55 anos. Os principais sintomas da menopausa são as temidas “ondas de calor”, interrupção das menstruações, suores noturnos, redução da libido, irritabilidade, perda da lubrificação vaginal e osteoporose. Esses sintomas ocorrem devido a redução da produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona.
 
Os sintomas são desagradáveis, mas existem algumas ações que podem auxiliar a enfrentar essa fase de forma mais tranquila.
 
- Faça exercícios físicos: eles vão aumentar a disposição e energia, além de prevenir doenças desencadeadas pela baixa produção hormonal. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias podem reduzir até 50% dos sintomas nessa fase. Consulte o seu médico sobre os exercícios indicados para o seu caso específico.
- Evite alimentos industrializados e frituras. Prefira alimentos ricos em fibras, que vão auxiliar a digestão e ainda auxiliar o emagrecimento. Mantenha uma dieta equilibrada, composta por todos os grupos alimentares. Consulte um nutricionista.
- Evite fumar e abusar de bebidas alcoólicas.
- Controle o seu peso: o sobrepeso pode agravar os sintomas.
- Beba muita água: nesse período a mulher tende a perder muito líquido. A hidratação constante é essencial para a saúde em geral.