"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como emagrecer de forma saudável?


05/01/2016 - 23:00:00 | 414
 
 
O emagrecimento definitivo é o desejo de muitas pessoas, mas não é uma tarefa fácil. Emagrecer de forma saudável requer disciplina, persistência, paciência, e, principalmente, muita força de vontade. Atualmente, não faltam as famosas “receitas milagrosas”, que prometem o emagrecimento rápido e sem esforço, além de medicamentos disponíveis no mercado, que, quando administrados sem recomendação médica, podem trazer grandes riscos à saúde.
 
Ao contrário do que muitos pensam, adotar um estilo de vida saudável não significa aderir a uma alimentação sem sabor e a prática de atividades físicas exaustivas. É possível adotar uma rotina de exercícios e alimentação que sejam prazerosos e que, além de auxiliar a perda de peso, também contribuem para a manutenção da saúde.
 
Confira algumas dicas de como incluir hábitos saudáveis em sua rotina:
 
- Metas e objetivos alcançáveis: O emagrecimento é um processo que demanda tempo e paciência, conforme os resultados estiverem surgindo a determinação em alcançar novas metas só aumentam.
- Auxílio profissional: O caminho para o emagrecimento não precisa ser trilhado sozinho. Com a ajuda de uma equipe composta por médico, nutricionista e educador físico, o caminho será muito mais fácil e seguro.
- Atividades físicas prazerosas: Não adianta praticar musculação se você não gosta do ambiente fechado de uma academia. É importante escolher atividades que você tenha afinidade para não desistir no meio do caminho. As opções são muitas: dança, natação, pilates, caminhada, corrida... o importante é se movimentar.
- Alimentação saudável e saborosa: consulte um nutricionista, que irá preparar uma dieta adequada especialmente para as suas necessidades e objetivos e com alimentos que você gosta. Você vai perceber que alimentos saudáveis podem ser extremamente saborosos, além de serem excelentes aliados do seu emagrecimento.
- Dormir bem: Estudos mostram que noites mal dormidas estão relacionadas ao aumento do peso. É importante estar com o sono em dia para equilibrar os hormônios que controlam o metabolismo.
- Hidratação constante: beba pelo menos 2 litros de água por dia. Além de hidratar o organismo e melhorar a aparência da pele, o consumo de água auxilia a eliminar as toxinas e reduzir a sensação de fome, por isso, mantenha uma garrafinha de água sempre ao alcance das mãos. Se você não consegue beber água sem sede, beba sucos naturais, água de coco e chás, que podem te auxiliar nessa tarefa.
 
É importante lembrar que adotar um estilo de vida saudável é essencial para prevenir diversas doenças e reforçar a saúde. O emagrecimento é só uma consequência!