"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como evitar o “efeito sanfona”?


05/01/2016 - 23:00:00 | 402
 
 
Manter o peso após uma dieta não é fácil. Muitos fatores podem prejudicar a manutenção do peso, tais como a má alimentação, problemas hormonais, perda de massa muscular, entre outros. Antes de tudo vamos entender o que é e como ocorre o “efeito sanfona”.
 
O conhecido “efeito sanfona” ocorre quando engordamos e emagrecemos repetidas vezes, principalmente após dietas muito restritivas, quando o organismo é privado de nutrientes importantes, por isso é importante consumir uma dieta composta por todos os grupos alimentares, inclusive os carboidratos e gorduras boas, que muitos acreditam que atrapalham a dieta.
 
As dietas rigorosas fazem com que o cérebro interprete a perda de peso como ameaça e passa a reduzir a queima de calorias, poupando energia e reduzindo o metabolismo. Essa ação prejudica o emagrecimento e reduz a massa magra, responsável pelo gasto calórico. Dessa forma, antes de iniciar uma dieta é importante preparar o organismo para novos hábitos alimentares a fim de atingir os objetivos desejados.
 
O organismo necessita de rotina, ou seja, não adianta realizar uma dieta em poucos dias e voltar aos hábitos antigos. O segredo é o processo gradativo de mudança na alimentação e prática de atividades físicas, que irá acelerar o metabolismo e otimizar o gasto calórico. Embora o desejo de um corpo perfeito seja urgente, é preciso termos em mente que o processo de emagrecimento saudável necessita de tempo e dedicação.
 
Antes de iniciar o processo de emagrecimento é importante se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério que pode causar diversos danos à saúde, mas para que o problema seja tratado de forma saudável é necessário respeitar os limites e necessidades do corpo, pois as atitudes muito drásticas podem enfraquecer o sistema imunológico e afetar o bom funcionamento do organismo.