Seja bem vindo a Online Farma!

 
 

A arte marcial requer excelente preparo físico 

 

O MMA é um esporte que requer um bom preparo físico, devido ser regido basicamente por movimentos de explosão, rapidez e agilidade. A modalidade é intensa e exige além da defesa, golpes precisos contra o oponente. Especialistas em MMA apresentam algumas dicas para melhorar o desempenho na luta e combater lesões comuns na hora da prática. Existem alguns hábitos como treinos e técnicas que podem contribuir na performance do lutador. Vamos conhecer: 
 
A importância do aquecimento 
 
No MMA o aquecimento é valioso, pois irá contribuir para irrigação e circulação do sangue para a musculatura de todo o corpo, principalmente tendões como pernas e braços, importantes na hora da luta. É imprescindível o aquecimento, o que irá evitar a possibilidade de lesões graves na região muscular.  
 
Alongue-se sempre 
 
Um lutador bem alongado é vantajoso para qualquer prática da arte marcial, tornando-se a chave  para uma boa performance. Quanto mais bem alongado todo o corpo, menos são as chances de fraturas e tensões musculares. É importante realizar o alongamento antes e principalmente após o treino, devido o corpo está apto para adaptar-se aos estímulos.  
 
Use protetores 
 
Protetores, como: caneleiras, capacete, protetor bucal e luvas são importantes para proteger tanto o lutador, como também o adversário contra possíveis ferimentos. A proteção geralmente é utilizada durante os treinos, não é comum durante os torneios, apenas o protetor bucal, utilizado por alguns lutadores.  
 
Aplique vaselina para evitar ferimentos 
 
Muitas pessoas desconhecem, mas a vaselina é aliada dos lutadores no combate aos ferimentos graves. O componente é responsável por amenizar o atrito do golpe na pele, diminuindo as chances de fraturas e complicações, principalmente na região do rosto. A vaselina geralmente é aplicada na área dos olhos, queixo e maçãs do rosto.  
 
Trabalhe a musculatura 
 
Para quem deseja iniciar a prática de MMA e participar de torneios deve ter consciência de que realizar apenas a modalidade não é o suficiente para o preparo físico adequado. É de extrema importância fortalecer a musculatura e as articulações através de exercícios específicos realizados na musculação. É válido exercitar regiões mais pressionadas na hora da luta, como: abdômen, ombros, costas, penas e peitos. O agachamento e os abdominais são exercícios muito utilizados entre os lutadores.