"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Dicas para um sono tranquilo e reparador


27/12/2015 - 23:00:00 | 549
 
 

Uma boa noite de sono não serve apenas para repor as energias. O sono também é essencial para melhorar as funções cognitivas, para fortalecer o sistema imunológico, para a saúde da pele, para reduzir o estresse e prevenir diversas doenças. Dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Especialistas recomendam cerca de oito horas de sono por noite, mas não é uma regra. A quantidade de horas de sono pode variar e a melhor forma de descobrir se o seu sono está adequado é observar como você acorda: pouca energia, dores no corpo, irritabilidade, sonolência e dificuldade de concentração são os principais indicativos de que o seu sono não está como deveria.

É comum que algumas noites de sono sejam mais conturbadas em caso de estresse e ansiedade, mas, quando a insônia se torna recorrente, a ponto de interferir em atividades cotidianas, é importante estar atento e mudar algumas ações. Se necessário, é importante procurar auxilio médico.

Existem algumas medidas que podem auxiliar o sono tranquilo e prevenir os problemas associados a insônia:

- Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir: a tela iluminada de smartphones ou da TV é estimulante e inibe a produção de melatonina, o hormônio indutor do sono.

- Evite pensar em problemas antes de dormir. O travesseiro parece muito propício para organizar as ideias e pensar no que há por vir, mas a hora do sono é o momento de relaxamento. Meditação e yoga são excelentes opções para induzir o sono e promover o relaxamento;

- Faça uma refeição leve antes de dormir. Evite alimentos gordurosos e ricos em cafeína;

- Tome um banho morno antes de dormir. A água muito quente aumenta a temperatura corporal e o organismo precisa reduzir a temperatura, o que prejudica o sono.

- Prefira um ambiente escuro e silencioso para dormir.

- Adote horários regulares para dormir. Dormir sempre no mesmo horário é uma boa estratégia para prevenir a insônia.

- Não vá para a cama sem sono. O medo de não conseguir dormir causa ansiedade e, consequentemente, prejudica o sono.