"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Dieta X reeducação alimentar


04/01/2016 - 23:00:00 | 446
Entenda a diferença e emagreça definitivamente!
 
 
Em busca do corpo perfeito muitas pessoas aderem à dietas milagrosas, que prometem o emagrecimento rápido e sem esforço, mas essa prática não é nada saudável.
 
O emagrecimento saudável deve ser encarado como uma mudança de hábitos, que, além de reduzir o peso, também contribui para a manutenção da saúde. O processo de reeducação alimentar visa algo mais duradouro, ou seja, o emagrecimento a longo prazo. Já a dieta possui um objetivo específico, como reduzir medidas em pouco tempo.
 
O problema dessas “dietas da moda” é o fato de serem muito restritivas, privando o organismo de nutrientes importantes como os obtidos dos carboidratos e proteínas, o que pode causar o efeito contrário, pois o organismo passa a armazenar mais gordura para suprir as necessidades energéticas. Uma dieta alimentar ideal é aquela que é composta por todos os grupos alimentares de maneira equilibrada, até mesmo as gorduras boas, que são conhecidas como insaturadas.
 
Além disso, é importante procurar a orientação de um nutricionista, que é o profissional indicado para avaliar a melhor alimentação para cada rotina, pois cada organismo funciona de forma diferente.
 
Alguns hábitos diários podem auxiliar o processo de emagrecimento saudável, tais como:
 
- Um prato de saladas antes do almoço evita o exagero em alimentos mais calóricos e deixa a refeição mais nutritiva;
- Realize as refeições em ambientes tranquilos e mastigue com calma. A boa digestão evita o consumo excessivo de calorias e previne a gordura localizada;
- Aumente o consumo de alimentos integrais. As fibras facilitam o transito intestinal e evitam o inchaço abdominal;
- Beba mais água. Além de ficar mais hidratada, a água favorece a saúde da pele, cabelos e unhas, promove saciedade, elimina toxinas e previne o inchaço decorrente da retenção de líquidos;
- Durma bem. Muitos estudos comprovaram a associação de excesso de peso com a falta de descanso;
- Realize atividades físicas. Apenas 30 minutos de atividades físicas por dia já são suficientes para sair do sedentarismo.
- Não faça exercícios físicos em jejum. O corpo necessita de combustível para compensar a energia gasta. Sem o combustível necessário o desempenho físico e a queima de calorias são prejudicados.