"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Estresse: como identificar e como tratar?


28/12/2015 - 23:00:00 | 398
 
 

Contas para pagar, trânsito, atrasos, problemas no trabalho. São muitas as razões para alguém se sentir estressado, mas, nem todas as situações de tensão podem ser consideradas estresse. Muitas pessoas confundem o estresse com irritabilidade ou cansaço, o que é um equívoco. Mas, como é possível identificar o problema?

O estresse é um conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo após situações de tensão. Essas reações promovem o aumento dos níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que são hormônios liberados para manter o corpo em alerta, como uma defesa natural em momentos de tensão. Essa ação causa o aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão e contração muscular. Quando alguém é submetido ao estresse constantemente pode apresentar alguns sintomas, tais como:

- Queda de cabelo;

- Dor de estômago;

- Sensação de desgaste constante;

- Alteração de sono;

- Tensão muscular;

- Baixa libido;

- insônia;

- Irritabilidade constante;

- Problemas de pele;

- Mudança de apetite;

- Alergias;

- Alterações de humor;

- Problemas de atenção, concentração e memória;

- Ansiedade;

- Depressão.

Como tratar o estresse?

A melhor forma de tratar o estresse é evitar as situações que o desencadeiam. Dessa forma, é importante conhecer as fontes do seu estresse. Além disso, uma alimentação saudável, uma boa noite de sono e a prática de exercícios físicos são excelentes opções para auxiliar a redução do estresse. Caso o estresse esteja interferindo diretamente a sua qualidade de vida é importante procurar ajuda médica para tentar identificar os agentes estressores e encontrar a melhor forma de tratamento.