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Funções da Vitamina B12 no organismo


04/02/2016 - 23:00:00 | 788
 
 

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. É uma vitamina facilmente encontrada, geralmente, em alimentos de origem animal. É também encontrada como suplemento em farmácias.

​Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, é recomendado tomar o suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.

Vitamina B12 é essencial para formação das hemácias e do sistema nervoso central. Além disso, é importante para a formação do DNA, previne anemia e pode ser bom para os músculos. A vitamina B12 pode ser benéfica para idosos, pois estudos realizados demonstram que ela previne o encolhimento do cérebro. 

Benefícios da vitamina B12:

- Essencial para a formação das células vermelhas do sangue: a vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias;

- Essencial para o sistema nervoso central: a vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso;

- Importante para o DNA: a ingestão de vitamina B12 reduz o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA;

- Previne a anemia megaloblástica: a anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas;

- Boa para a saúde dos músculos: a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular;

- Previne depressão:  boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco de um indivíduo desenvolver depressão. 

Riscos da ausência e excesso da vitamina b12:

A ausência da vitamina B12 no organismo aumenta o risco das pessoas desenvolverem depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. Da mesma forma, consumir a vitamina B12 pode trazer riscos à saúde, como pode provocar pequenas alterações no baço e alteração e aumento dos linfócitos. Os problemas em decorrência dos excessos geralmente ocorrem quando o indivíduo ingere suplementos sem orientação do nutricionista ou médico. 

Alimentos ricos em vitamina B12:

A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal, especialmente, nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. Além disso, alguns alimentos de origem vegetal contêm vitamina B12, como o levedo de cerveja e as algas marinhas.