"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

O que comer antes e depois da atividade física?


26/01/2016 - 23:00:00 | 373
 

A alimentação adequada é fundamental para um bom desempenho físico e para o ganho de massa muscular

 

 

Tão importante quanto o exercício físico, a alimentação é fundamental para o ganho de massa  muscular e melhora do rendimento físico. Contudo, é importante estar atento ao que consumimos antes, durante e depois da atividade física. Cada grupo alimentar desempenha uma função no organismo. Por exemplo, os carboidratos são responsáveis por suprir as necessidades energéticas do corpo. Já as proteínas auxiliam a recuperação muscular.

 

A alimentação antes do exercício físico deve estar focada em aumento de energia. Durante a atividade física, o corpo necessita de um estoque de energia para desempenhar a atividade de forma satisfatória. O estoque pode ser formado por meio do consumo de carboidratos antes do exercícios, principalmente os de baixo índice glicêmico, encontrados em alimentos como frutas, pães e massas integrais. A glicose, presente nesses alimentos, é absorvida mais lentamente, possibilitando a queima de gordura corporal como fonte de energia.

 

Durante o exercício físico a hidratação deve ser contínua, pois ocorre a perda de água e sais minerais que são liberados por meio do suor. A desidratação pode interferir diretamente o desempenho físico. Dessa forma, a reposição de líquidos é essencial antes, durante e após a atividade física. Sucos de frutas, água de coco e chás podem auxiliar a hidratação.

 

Após a atividade física o foco deve ser a recuperação muscular e a reposição dos estoques energéticos. Alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite, são excelentes opções para auxiliar o ganho de massa muscular e reparar as microlesões musculares adquiridas durante o exercício.

 

No mercado existem vários tipos de suplementos indicados para pré e pós-treino, mas nem todos possuem comprovação científica de sua eficácia. Portanto, é de extrema importância consultar um nutricionista que irá indicar uma dieta adequada, de acordo com o seu organismo e estilo de vida.

 

Não há dúvidas de que as atividades físicas constantes são essenciais para a manutenção da saúde, mas uma alimentação adequada é fundamental para a melhora do desempenho físico, proporcionando benefícios duradouros.