Seja bem vindo a Online Farma!

 
 

Nos últimos anos, o consumo de algas marinhas aumentou, tanto na gastronomia como na Industria, sendo um ingrediente muito utilizado na composição de cosméticos e suplementos alimentares. Esse sucesso não é em vão: as algas marinhas são ricas em minerais como cálcio, ferro, iodo, magnésio e fósforo, além de conter uma alta concentração de carboidratos, proteínas e vitaminas, sendo uma excelente fonte nutricional.

Além de seu valor nutricional, as algas são plantas muito versáteis, podendo ser consumidas em forma de pó, nas saladas e molhos, aumentando assim, o valor nutricional das refeições. Para quem não gosta do sabor das algas, também há a possibilidade de consumí-las em forma de cápsulas que preservam as suas propriedades.

Estudos mostraram que o consumo de algas marinhas podem melhorar as funções cognitivas, melhorar a saúde do coração, desintoxicar o organismo, melhorar a função digestiva, aumentar os níveis de energia, prevenir inflamações e regular o metabolismo. Além disso, o consumo de algas emagrece, pois ela promove a sensação de saciedade, devido ao alto teor de fibras, que também regulam a tireoide.

Quem deseja aumentar os cuidados com a pele também pode se beneficiar com o consumo de algas marinhas. Elas possuem a capacidade de estimular a produção de colágeno, o que aumenta a elasticidade da pele, prevenindo a celulite, flacidez e o envelhecimento precoce. Dessa forma, é comum encontrar espécies de algas marinhas na composição de produtos cosméticos.

As algas ainda posuem excelente ação antioxidante, que combate os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pela oxidação celular.

Existem mais de 20.000 espécies de algas, mas, somente 50 delas podem ser consumidas. Dessa forma, é importante consultar o seu medico ou nutricionista sobre a possibilidade de incluir algas marinhas em sua dieta alimentar.