Seja bem vindo a Online Farma!

 
 

O verão é a estação mais aguardada do ano. É o momento de praticar atividades ao ar livre e conquistar o bronzeado dos sonhos. Contudo, é importante reforçar os cuidados com a saúde, principalmente com a pele e com os olhos, que são prejudicados com a exposição prolongada ao sol.

Além do uso diário do protetor solar, também é importante proteger os olhos, que são igualmente prejudicados com a exposição prolongada aos raios ultravioletas (UV). Especialistas afirmam que a radiação solar pode contribuir para o surgimento de algumas doenças oculares como a catarata, pterígio e lesões na retina.

O uso de óculos escuros com filtro UV é de extrema importância para a proteção contra a ação nociva dos raios solares. Ele funciona como uma espécie de filtro que reduz a quantidade de radiação que penetra nos tecidos oculares.

É importante lembrar que a escolha dos óculos escuros deve ser criteriosa. Existem diversos estabelecimentos comerciais que comercializam indiscriminadamente óculos escuros sem proteção UV ou com lentes de baixa qualidade, o que pode agravar a vulnerabilidade dos olhos, pois além de não oferecerem proteção, também dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada dos raios UV. Dessa forma, prefira os estabelecimentos especializados que ofereçam selo de qualidade e certificado de garantia.

Os óculos escuros devem ser utilizados sempre que houver exposição ao ar livre, mesmo em dias nublados, pois também somos afetados pelos raios UV nesses dias. Apesar de terem uma proteção elevada, os óculos escuros com proteção UV protegem os olhos da luz indireta do sol. Dessa forma, não é indicado olhar diretamente para o sol, pois pode causar problemas oculares graves.

Em caso de dúvidas consulte um optometrista, que irá te auxiliar a encontrar o melhor tipo de lente para proteger os seus olhos. Após a escolha do seu óculos ideal aproveite o verão sem preocupações.