Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça os principais sintomas que podem indicar problemas cardíacos
 
 

Simples sintomas como uma dor no peito após o exercício, falta de fôlego e fadiga podem indicar problemas cardíacos. É extremamente importante saber identificar os sintomas para prevenir um ataque cardíaco ou saber a hora de procurar um médico.

Desconforto no peito: Esse é o principal sintoma de um ataque cardíaco. A dor no peito que se prolonga por mais de 20 minutos pode indicar obstrução dos vasos do coração. A dor pode surgir após uma atividade física ou mesmo em repouso. Nesse caso, é necessário buscar auxílio médico imediatamente.

Falta de ar: Mesmo para os mais sedentários, ficar sem fôlego ou com falta de ar não é um bom sinal. O sintoma pode ser causado por insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue bombear o sangue.

Suor frio: Pode indicar hipertensão, arritmia ou hipotensão, além de ser um sinal para o infarto.

Inchaço: A insuficiência cardíaca pode causar retenção de líquidos, por isso, o inchaço das pernas e dos pés pode ser um sinal da doença.

Fadiga: Embora seja um sintoma comum de outras doenças, a sensação de cansaço constante também pode indicar insuficiência cardíaca.

Desmaios e tonturas frequentes: Pode ocorrer devido a queda da pressão arterial, que causa alteração da frequência cardíaca.

É importante lembrar que alguns dos sintomas listados acima também são comuns em outras doenças. Portanto, esses sintomas devem ser avaliados em conjunto. Quanto maior o número de sintomas, maiores são as chances de insuficiência cardíaca e até de um ataque cardíaco. Além disso, pessoas com diabetes, colesterol alto, hipertensão, sobrepeso e pessoas com histórico familiar da doença devem estar mais atentos aos sintomas, pois estão mais propensos a apresentar problemas cardíacos.

A prática regular de atividades físicas, o abandono do tabaco e uma dieta alimentar equilibrada, são medidas que podem prevenir um ataque cardíaco, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. A qualquer sinal da doença é fundamental procurar auxílio médico imediatamente, para que seja indicada a melhor forma de tratamento.