Seja bem vindo a Online Farma!

 
 
O Guaraná não é só estimulante, essa pequena fruta da Amazônia apresenta propriedades únicas que beneficiam a saúde em geral.  Historicamente usado pelos índios nativos da Amazônia, a fruta é, atualmente, consumida em todo o mundo pelos benefícios relacionados a suas propriedades estimulantes e tônicas, mas também apresenta propriedades termogênicas, antioxidantes, analgésicas, diuréticas e adstringentes.
 
O Guaraná é utilizado, principalmente, para tratar o cansaço físico e mental, proporcionando energia e um melhor desempenho físico e cognitivo. Essa ação ocorre devido à presença de cafeína na sua composição, responsável por sua capacidade estimulante.
 
Além da cafeína, o guaraná é composto pelas substâncias teofilina e a teobromina, que possuem efeito broncoprotetor e imunomodulador. Dessa forma, o guaraná também fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea em todo o organismo. Além disso, o Guaraná pode ser um ótimo aliado do emagrecimento. Sua ação termogênica favorece o gasto calórico.
 
A fruta também possui catequinas, substâncias antioxidantes que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres. Essa ação previne o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas.
 
É possível encontrar o guaraná em cápsulas, que garante os mesmos benefícios da fruta in natura, além de ser uma forma mais prática de consumi-la. 
 
Apesar dos benefícios citados, o Guaraná, quando consumido em doses elevadas pode causar alguns efeitos colaterais como hipertensão, ansiedade, insônia e doenças do fígado. Além disso, crianças, gestantes, nutrizes e portadores de enfermidades devem consultar um médico ou nutricionistas antes de consumir qualquer suplemento alimentar.