"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Pular refeições pode sabotar a sua dieta


28/12/2015 - 23:00:00 | 405
Entenda a importância de respeitar os horários das refeições
 
 

Quando o assunto é emagrecimento não faltam receitas milagrosas e técnicas duvidosas que prometem o emagrecimento rápido, mas, é preciso tomar cuidado com certos hábitos que além de não serem efetivos podem trazer sérios riscos a saúde.

Ao contrario do que muitos pensam, não é necessário deixar de comer para conseguir perder alguns quilos. O processo de emagrecimento está diretamente ligado ao funcionamento do seu metabolismo, ou seja, a forma como o seu organismo transforma as calorias ingeridas em energia. Ficar longos períodos em jejum, além de prejudicar a sua saúde, também reduz o metabolismo, que passa a poupar gordura e açúcar, o que reduz o gasto calórico e dificulta o emagrecimento.

Pular refeições também causa uma queda da taxa de glicose no sangue e redução da leptina, hormônio relacionado a saciedade. Dessa forma, controlar a fome se trona impossível e acabamos ingerindo mais calorias do que o necessário.

Outra prática comum é fazer apenas três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar). Embora seja uma prática comum há séculos, nutricionistas de todo o mundo concordam que fracionar as refeições e fazer pequenos lanches entre as principais refeições é uma excelente opção para auxiliar a acelerar o metabolismo e prevenir o consumo excessivo de calorias.

Para um emagrecimento saudável não há receita milagrosa e nenhum hábito restritivo que faça efeito. É importante criar hábitos alimentares saudáveis, preferencialmente com o acompanhamento de um nutricionista. Exercícios físicos, hidratação constante e boas noites de sono são complementos essenciais para perder peso e ganhar em saúde.