Seja bem vindo a Online Farma!

 
Quais são as propriedades funcionais do goji berry?   
 
A popular Goji Berry, é conhecida cientificamente como Lycium barbarum, e é utilizada e conhecida por suas propriedades benéficas e medicinais na Ásia, especialmente na China e na Índia. As propriedades funcionais dessa fruta destacam-se pelo seu grande poder antioxidante e imunomoduladordos seus componentes. Dentre os goji berry benefícios estão associados a prevenção e tratamento de doenças relacionadas com o envelhecimento, incluindo aterosclerose, neurodegeneração e diabetes, chegando até mesmo a prevenir o câncer.

Goji berry propriedades antioxidantes

Suas propriedades antioxidantes vêm sido estudadas e têm sido atribuídas principalmente por conter polissacarídeos e pela grande quantidade de flavonoides presentes em sua composição.
Dentre seus mecanismos de ação estão a capacidade de redução de compostos oxidados, a quelação de íons metálicos e a atividade sequestradora de radicais livres. Outros compostos com capacidades antioxidantes presente no goji berry são a betaína e os carotenoides.

Goji berry tabela nutricional

A goji berry é composta fundamentalmente pelos carotenoides, sendo que 56% corresponde à zeaxantina. Os flavonoides são outros componentes fundamentais, sendo os principais identificados a miricetina, quercetina e o caempferol. A fruta contém ainda de 1 a 2,7% de aminoácidos, sendo o aminoácido prolina o constituinte principal. A taurina é outro aminoácido comumente presente na fruta.

O goji berry contém diversas vitaminas, em especial, riboflavina, tiamina e vitamina C, que chega a 42 mg/100 g, quantidade que é muito superior se comparada à contida em uma laranja por exemplo.

Também foram comprovadas que o consumo da goji resulta em uma melhora da sensibilidade à insulina, melhora do perfil lipídico por possuir propriedades hipocolesterolêmicas e propriedades anticarcinogênicas.

Outra pesquisa realizada comprovou que a administração de 120 ml do suco de goji durante 14 dias aumentou a sensação subjetiva de bem-estar geral, melhora do desempenho neurológico/psicológico e de funções gastrointestinais, além de melhora significativa da resposta antioxidante.

Goji berry contra indicações


De acordo com pesquisas realizadas a fruta apresentou potenciais propriedades alergênicas de compostos presentes no goji berry, devendo ser utilizado com cautela em indivíduos alérgicos. Outro cuidado que deve ser tomado é para indivíduos que fazem uso do medicamento varfarina, pois a fruta tem propriedades que potencializam o efeito anticoagulante do remédio, levando ao risco de hemorragias.