Seja bem vindo a Online Farma!

 
 
A Depressão é um mal que atinge cerca de 10% dos brasileiros, sendo caracterizada por sintomas que vão desde tristeza até problemas para dormir. Embora os sintomas sejam comuns, a doença pode se manifestar de diversas formas, o que pode dificultar um diagnóstico precoce e adesão do tratamento adequado.
 
Os sintomas da depressão podem ser confundidos com sentimentos naturais como tristeza, desinteresse, pensamentos negativos e desânimo, mas, quando esses sintomas interferem diretamente a qualidade de vida do paciente é hora de procurar ajuda.
 
Conheça alguns dos principais sintomas associados a depressão:
 
- Tristeza, irritabilidade, angustia e ansiedade;
- Desânimo e cansaço frequente;
- Desinteresse em realizar atividades anteriormente prazerosas;
- Falta de motivação e apatia;
- Pessimismo e ideias negativas;
- Insegurança, desespero, sentimento de medo;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade de concentração e raciocínio;
- Alterações no apetite e no peso;
- Baixa libido;
- Alterações no sono;
- Desejo de morte.
 
Para caracterizar um quadro de depressão os sintomas listados acima devem ser apresentados pelo paciente na maior parte do dia, por pelo menos duas semanas. Dessa forma, é importante estar atento a esses sintomas e sua duração para procurar auxílio de um médico, que irá avaliar se será necessário um tratamento.
 
O tratamento com antidepressivos e psicoterapia são muito eficazes para tratar a depressão, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente. Somente um médico pode indicar o medicamento adequado e sua dosagem correta.