Seja bem vindo a Online Farma!

 
 
A infertilidade é uma doença que acomete os órgãos reprodutores. Só é considerada infertilidade pelos médicos, quando os casais com tentativas que ultrapassam o período de um ano não conseguem engravidar. 

A acupuntura é considerada um procedimento onde agulhas são inseridas em pontos estratégicos do corpo, para que ocorra um efeito terapêutico ou de cura. Pode ser realizada com o estímulo dos pontos por meio de agulhas, massagens, estímulos elétricos ou calor no ponto da acupuntura. 

O procedimento é muito conhecido no tratamento de dores lombares e articulares, depressão, ansiedade, insônia, reumatismo, tendinite e ajuda à amenizar doenças ginecológicas como a TPM, menopausa e hiperemese gravídica.

O que poucas pessoas sabem é que a acupuntura vem sendo utilizada no tratamento da infertilidade, aumentando o fluxo sanguíneo para o útero, melhorando a espessura e morfologia do endométrio, equilibrando os hormônios femininos e diminuindo a ansiedade. Qualquer mulher que tenha dificuldade para engravidar pode se submeter à acupuntura, porém em homens a técnica deve ser utilizada somente em casos específicos.
 
Existem alguns produtos naturais que podem ser aliados no combate à infertilidade junto com a acupuntura. Medicamentos como o Tribulus Terrestris auxiliam na melhora da função reprodutora e da fertilidade. 

Embora a técnica da acupuntura seja eficaz, o procedimento deve ser realizado junto com o tratamento convencional para a infertilidade. 
 
Segundo alguns estudos médicos, em mulheres que são submetidas à fertilização in vitro ou outros procedimentos de reprodução assistida que realizam a acupuntura, a probabilidade de gravidez pode aumentar de 15 a 20%. 

Não existem contra indicações no uso da acupuntura, já que as agulhas são extremamente finas e não causam incomodo nem ou hemorragias. O medo das agulhas e da dor pode ser a única reação negativa ao tratamento, que pode ser substituído por laser. 

É importante procurar um médico especializado, e que tenha experiência no tratamento de infertilidade para obter um resultado melhor.