Seja bem vindo a Online Farma!

A PESQUISADORA FRANCESA, ANNE-SOPHIE BERTRAND, EXPLICA SOBRE O ASSUNTO

 

No artigo Alimentos funcionais, saúde alimentar, alimento curativo, é explicado o papel da nutrição no corpo humano que se refere à proteção contra o surgimento de doenças. É descrito que a partir da década de 1980 no Japão, foi criada uma política para “alimentos funcionais”. O país por apresentar envelhecimento acelerado da população e por conta do aumento de casos de doenças crônicas degenerativas (que gerava alto custo), resolveu elaborar um programa que tivesse como base os alimentos que poderiam reduzir as doenças e prevenir ou retardar o seu aparecimento. O programa chamava-se FOSHU – Foods For Specified Health Use (Alimentos para Uso Específico de Saúde) a sigla em japonês é TOKUSH.

A chef francesa Crudivegana, Anne-Sophie Bertrand, pesquisadora e educadora em alimentação saudável e bióloga, relata que seu histórico de vida sempre esteve muito ligado à natureza. Cresceu na França e viveu os vinte e um anos de sua vida lá: “Quando eu era pequena, não tinha opção, meus pais eram de uma geração que se você tinha um problema, ia na farmácia.”

A pesquisadora descreve que sofria de muitos problemas de saúde na infância e de que o jeito como esses problemas foram remediados nunca a satisfez. O corpo foi muito machucado pela medicina tradicional e foi a partir daí que Anne-Sophie quis compreender o máximo sobre o funcionamento da fisiologia do corpo humano e foi assim que ela relata que encontrou a fonte, usando recursos naturais, “não traiçoeiros”:

 

“A Mãe Terra não erra, não mente, não engana. Não faz nada por nenhum motivo que não seja a sua vitalidade. Como espécie nós temos esse instinto de sobrevivência. Hoje na altura dos meus trinta e seis anos, depois de ter viajado muito pelo mundo, tive muitas experiências e desafios, tanto na área da saúde, sem ter muitos recursos financeiros ou por meio de pessoas”.

 

A estudiosa relata que nasceu com um tumor no pescoço que os médicos não conseguiam compreender. Passou por cirurgias em toda a infância, o último tumor foi retirado em 2003: “Estava fazendo mestrado no Canadá e lá meu plano de saúde cobria no máximo um exame de vista e um de sangue. Eu tinha que entender, eu queria saber porque meu corpo fazia tumores”.

Segundo o artigo Como combater e até reverter o câncer através da alimentação? É falado sobre a importância da desintoxicação já que todos os dias as pessoas estão expostas a milhares de substâncias nocivas presentes nos alimentos, no ar respirado, nos medicamentos e até mesmo nos produtos utilizados para limpeza e higiene.  A alimentação é apresentada como fator fundamental para fortalecer as defesas naturais do corpo e prevenir inúmeras doenças (desde infecções simples até o câncer, diabetes e problemas cardiovasculares).

A especialista ressalta que o corpo humano é feito da terra em que vive e que se o mundo for observado por um minuto, se perceberá que no planeta não há um ecossistema sequer que não esteja alterado por conta da vida do ser humano: “Somos uma espécie extremamente poderosa, e nós temos causado um impacto, não necessariamente favorável, em todos os ecossistemas”.

A pesquisadora alerta sobre o sofrimento da população humana e de que todos são feitos deste planeta e não serão poupados. Anne-Sophie relata que quando tinha oito anos de idade, se lembra de uma frase de um filósofo francês que diz “o ser humano é o lobo para o ser humano” (Thomas Hobbes), e de que para ela era uma frase muito dura porque não condizia com o que acreditava e fazia, que era querer o bem das pessoas e animais próximos, fazer o bem, desejar o amor:

 

“Mas acabamos nos poluindo. Quando eu tinha oito anos, tinha muito medo dessa visão, do futuro que eu via, eu sentia que teríamos água, mas que não poderíamos bebê-la. E não seria por falta, mas por estar tão poluída, que não conseguiríamos aproveitar”.

 

O artigo A força do alimento é prevenir, não remediar traz a reflexão de que a alimentação curativa não difere muito do que é conhecido como alimentação saudável e balanceada. As substâncias presentes nos alimentos ingeridos com propósitos medicinais, na verdade não apenas combatem as enfermidades existentes, mas ajudam a equilibrar os sistemas fisiológicos do corpo que estará apto para combater não apenas as doenças já presentes, mas também poderá prevenir enfermidades.

A pesquisadora relata que aos vinte anos de idade sofria de problemas de circulação e celulite, em uma idade que se questionava já que o comum seria gozar de saúde. Foi a partir dessas percepções, que Anne-Sophie começou a questionar e a pesquisar sobre o assunto compulsivamente. Oito anos mais tarde, havia atingido a “conscientização” acerca da alimentação vegana, natural e viva, mas ainda assim, a estudiosa alerta que cada pessoa tem um ritmo para esse “despertar”:

 

“O veganismo transformou meu corpo, o crudivorismo (baseado na alimentação crua), veio para fechar com chave de ouro. A alimentação viva eu chamo de alimentação medicinal. Não é dogma, não é religião, não pode entrar na neura da alimentação viva. É aquele objetivo que você traça: é ali que eu quero chegar porque eu quero ter uma saúde ótima”.

 

O artigo Vencendo o câncer com amor e boa alimentação, traz o depoimento de uma mulher que viu o sucesso no tratamento do pai de 78 anos de idade com câncer por meio da alimentação curativa. Enquanto se submetia ao tratamento convencional, o homem também era atendido por uma nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e em Nutrição Funcional.  

Depois de enfrentar um problema de saúde grave ou até mesmo em casos de problemas de saúde recorrentes, já pensou na possibilidade de mudar o estilo de vida, começando pelos hábitos alimentares? 

 

Anne-Sophie Bertrand - Chef crudivegana, educadora em alimentação saudável e bióloga. Anne é apaixonada por pesquisar e experimentar seus próprios produtos de beleza com ingredientes naturais.

Blogueira no site: paodasophie.com.br

Fanpage: www.facebook.com/dicasdasophie

 Fontes

Semana da Alimentação Viva. Semav: semav.com.br

Alimentos funcionais, saúde alimentar, alimento curativo. Dr. Mauro Montaury: medicinadavida.com.br/wordpress/?page_id=834

Como combater e até reverter o câncer através da alimentação? Orgânicos Curam: organicoscuram.com.br/viversemcancer

A força do alimento é prevenir, não remediar. Revista Continente. Por: Victória Ayres: www.revistacontinente.com.br/sumario/183/cardapio.html

Vencendo o câncer com amor e boa alimentação, por Andréa Pereira. Vida sem Câncer: www.vidasemcancer.com.br/casos-de-sucesso/vencendo-o-cancer-com-amor-e-boa-alimentacao-por-andrea-pereira